Iniciativas Brasileiras

Nesta listagem você poderá encontrar algumas iniciativas que trabalham com ACV no Brasil.

Caso conheça outras iniciativas relevantes para o tema no Brasil, entre em contato.
Telefone: 61 3217-6286
E-mail: suelensantos@ibict.br

 

 

 raicvA Rede de Pesquisa em Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida (RAICV) é uma rede de pesquisadores de diferentes instituições engajados no desenvolvimento e aprimoramento dos modelos de AICV no Brasil. O trabalho da RAICV visa contribuir com a pesquisa e desenvolvimento, e incentivar a cooperação para o desenvolvimento de métodos e modelos de avaliação de impacto do ciclo de vida.  É composta por pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Universidade de São Paulo (USP-São Carlos), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Instituto Federal Sul Riograndense (IFSUL). A RAICV está aberta para novas parcerias com instituições e pesquisadores.

 

 

A ACV Brasil é umacv-brasila consultoria que auxilia empresas e associações a visualizar e mensurar as dimensões econômicas e ambientais, utilizando e implantando métodos diversos para o alcance de resultados estratégicos ao negócio. Oferece serviços de consultoria e revisão crítica de Avaliação do Ciclo de Vida, Avaliação Social do Ciclo de Vida e Análise de Fluxo de Matérias e Energia, além de treinamentos e estudo para rotulagem ambiental.

 

 

rede-embrapa

O projeto de Avaliação do Ciclo de Vida da Embrapa é desenvolvido pela Embrapa Meio Ambiente, sob coordenação da pesquisadora Marília Folegatti. Entre os objetivos do projeto está o mapeamento de competências e atividades de capacitação para promover o incremento de massa crítica e a aproximação desses vários especialistas. Desde 2009, a unidade desenvolve trabalhos sobre ACV de biocombustíveis, além de outros produtos, sendo um novo desafio a ACV de produtos da pecuária.

 

 

 

A Fundação Espaço ECO (FEE) é um Centro de Excelência em Educação e Socioecoeficiência, que mede e avalia a sustentabilidade por meio de metodologias científicas desenvolvidas e reconhecidas internacionalmente. É uma organização sem fins lucrativos (OSCIP) que atende a empresas, governos, organizações e universidades, em sistema de parceria, com total rigor técnico, autonomia, isenção e transparência.  Inaugurada em 2005, a Fundação Espaço ECO foi instituída pela BASF, com o apoio da GIZ, agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável. Alinhada às diretrizes do Pacto Global, possui Certificação ISO 9001:2008, desde 2009 e ISO 14001:2004, desde 2014.

 

 

 

A EnCiclo Soluções Sustentáveis Ltda. dedica-se à prestação de serviços de consultoria em sustentabilidade. É especializada em gestão ambiental com foco na realização de projetos sob a metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de produtos e serviços. Com atuação em todo o Brasil, a empresa tem o objetivo de avaliar as cadeias produtivas de indústrias e empresas, no que se refere a diagnósticos ambientais e proposição de melhorias em seus processos, destacando ACV, Pegadas ecológica, hídrica e de carbono, Análise de Inventário e Análise de Impacto Ambiental.

 

 

 

acv-redelinkedinA Rede Brasileira de ACV no LinkedIn foi criada em 2011, sob a administração da pesquisadora Danielle Maia de Souza, com a finalidade de promover a discussão de diversos temas relacionados à ferramenta de Avaliação do Ciclo de Vida. Entre outros, são divulgados eventos e cursos na área de ACV, discutidas duvidas relativas ao tema do pensamento do ciclo de vida e notificados novos avanços em termos de metodologia e a realização de estudos em ACV, principalmente no Brasil. A divulgação de publicações e notícias sobre ACV também estão no centro das discussões desta rede.

 

 

 

O Grupo de Gestão Ambiental Avançada (GAMA) é composto de professores pesquisadores ligados a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), alunos de graduação e pós-graduação que contribuem com pesquisas acadêmicas e o desenvolvimento de estudos em Análise de Ciclo de Vida (ACV). O GAMA é aberto a novas parcerias com outras instituições de ensino e pesquisadores, de forma a contribuir com o desenvolvimento sustentável através da ACV.