V seminário da rede Ibero- Americana de Ciclo de Vida e a I conferência Chilena de ACV

Publicado dia 20/06/2016

Entre os dias 8 e 10 de junho de 2016, foi realizado, na cidade de Viña del Mar, no Chile, o V seminário da rede Ibero- Americana de Ciclo de Vida e a I conferência Chilena de ACV.

Entre os dias 8 e 10 de junho de 2016, foi realizado, na cidade de Viña del Mar, no Chile, o V seminário da rede Ibero- Americana de Ciclo de Vida e a I conferência Chilena de ACV. Nos eventos foram discutidos temas de interesse relativos à temática e também temas emergentes relacionados a consumo e produção sustentáveis, como Declaração Ambiental de Produto (DAP), ecoinovação, construção e turismo sustentáveis, entre outros.
O espaço se mostrou uma boa oportunidade para interação e discussão de diversos atores, contando com a presença de membros do governo, indústria e academia em mesas de discussões temáticas. Nas mesas, foi possível identificar problemas, soluções e oportunidades de parcerias em diversas áreas de interesse para a comunidade. As cinco mesas de discussão foram: Consumo e produção sustentável, Construção sustentável, Eco inovação, Gestão de recursos sustentáveis e Turismo e patrimônio sustentável.

Tiago Braga, do IBICT apresentou a recentemente lançada LALCA (Revista Latino Americana de ACV) para a comunidade latina de especialistas, a revista já está recebendo submissões. Segundo Braga, o encontro foi importante para “apresentar a proposta da Revista e envolver a comunidade ACVista latino-americana com o projeto, que já nasce com o apoio dos maiores especialistas da região”.

Simultaneamente às apresentações orais, o evento promoveu cursos específicos para os participantes. Os cursos foram oferecidos por especialistas de diversas áreas, como ACV Social, ministrado pela pesquisadora brasileira Cássia Ugaya, Declaração Ambiental de Produtos, ministrado por Pablo Arena, e um curso de utilização do software Umberto, ministrado por Martina Prox.
O evento também marcou acontecimentos importantes como a mudança de presidente da Rede Chilena de ACV. O cargo foi passado por Claudia Pena para Edmundo Muñoz. Houve também a apresentação da rede Boliviana de ACV e uma fala de Carlos Naranjo, presidente da rede ibero-americana, que ofereceu informações sobre o CILCA 2017, que será realizado em Medelin, na Colômbia.

Acesso ao site do V seminário da rede Ibero- Americana
Acesso a LALCA (submissões abertas)
Acesso ao site do CILCA 2017