Reunião com Governo Chileno fortalece parceria internacional

Publicado dia 22/06/2016

No dia 7 de junho de 2016, foi realizada, em Santiago, Chile, uma reunião entre representantes do governo Chileno e a equipe do projeto de Avaliação de Ciclo de Vida do Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia. A reunião foi coordenada com o intuito de estabelecer uma parceria entre Brasil e Chile para fomentar a Avaliação do Ciclo de Vida como ferramenta de auxílio à construção de políticas públicas.

A necessidade de criar essa parceria regional foi identificada pelo Brasil, Chile e México, que começaram a discussão durante o segundo semestre de 2015. Nos últimos meses, estes países, representados por seus governos (Brasil e Chile) e instituições de pesquisa (Brasil, Chile e México), discutiram a intenção de formalizar esta colaboração.

O principal objetivo desta colaboração é criar uma aliança regional entre os países da América Latina sobre questões de dados para ACV, metodologia e tecnologia, alinhados com os progressos realizados no âmbito da rede Global LCA Data Access e outras iniciativas globais.

Para o coordenador do projeto de Avaliação de Ciclo de Vida do Ibict, Tiago Braga, no Chile, há muitos nomes importantes na área de Avaliação do Ciclo de Vida, além de pesquisas em universidades, instituições que trabalham o tema, etc. “Para o Brasil a parceria será importante para pois permitirá ao Brasil estar mais próximo de seus pares na América Latina, com papel de liderença, além de fortalecer sua participação no cenário global de ACV.”

A representante do Ministerio del Medio Ambiente do Chile, María Belén Sepúlveda, aponta a importância de incorporar e promover ferramentas, tais como ACV, no desenvolvimento de políticas públicas. “Sem dúvida, esta aliança é uma oportunidade muito benéfica para nós, porque nos permite aprender com o trabalho realizado pelo IBICT em ACV; aprender mais sobre a experiência brasileira nessa área, e, especialmente, partilhar informação e conhecimento.”