Projeto de Avaliação do Ciclo de Vida é apresentando no 68º encontro anual da SBPC

Publicado dia 04/07/2016

Nesse domingo, dia 3 de julho foi realizada a abertura da 68ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Porto Seguro.

Começou neste domingo, 3 de julho, a 68ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior evento de divulgação científica da América Latina. Mais de 10 mil pessoas são esperadas para participar das atividades que serão realizadas de 3 a 9 de julho, no campus de Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro.

O objetivo do evento é levar aos participantes um panorama da ciência no Brasil. Neste ano, o tema escolhido para guiar a programação, que conta com conferências, mesas-redondas e minicursos, é “Sustentabilidade, Tecnologias e Integração Social”.

Dentro do evento, o Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (Ibict) participa da ExpoT&C, mostra de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). O espaço reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

O projeto de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) está alinhado ao tema desta edição na medida em que busca integrar academia, indústria e sociedade civil para estimular a competitividade e a consciência ambiental por parte da população. A professora da do Instituto Federal Fluminense, Tatiana Almeida Machada, visitou o estande do Ibict e comentou que já havia tido contato com ACV, durante o mestrado. Segundo ela, “o mais importante do Ciclo de Vida é tirar o estigma do que é ecologicamente correto e o que não é. Existem práticas que acreditamos sustentáveis e às vezes não são, e o Ciclo de Vida nos dá base para as escolhas que fazemos em relação aos produtos.”

Durante a cerimônia de abertura, realizado no dia 3, às 18h, o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, elogiou os esforços da organização e ressaltou a importância do apoio ao progresso e a ciência. “Nessa 68º reunião da SBPC, vemos um dos principais pilares da Ciência, Tecnologia e Inovação em nosso país. As bandeiras colocadas pela SBPC ao longo do tempo contam com todo o nosso apoio”, disse Kassab.

A diretora do Ibict, Cecília Leite, que presenciou a cerimônia de abertura do evento, também participou dos momentos iniciais da ExpoT&C, durante a visita do ministro aos estandes. Segundo ela, “a SBPC é uma vitrine para tudo o que se refere à ciência, tecnologia e inovação. É um momento de troca de informações e conhecimento, um momento para conhecermos o que está sendo feito no âmbito do ministério.”