Estudo da Anicer mostra melhor desempenho da cerâmica em comparação com concreto

Publicado dia 29/07/2016

Estudo mostra que materiais cerâmicos têm menor impacto sobre mudanças climáticas, esgotamento de recursos e retirada de água do que materiais de concreto

Produtos cerâmicos possuem melhor desempenho ambiental para construções do que seus equivalentes de concreto, segundo estudo de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) realizado pela Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer) e a empresa canadense Quantis. O método utilizado na pesquisa leva em conta quatro categorias de impacto de ponto final (qualidade do ecossistema, saúde humana, mudanças climáticas, esgotamento de recursos) e um indicador de inventário (retirada de água).

Leia o estudo completo

Os resultados mostraram que o uso de blocos e telhas cerâmicas tem menor impacto sobre mudanças climáticas, esgotamento de recursos e retirada de água do que seus equivalentes de concreto.

A emissão de gases de efeito estufa de 1m² de parede de blocos cerâmicos é aproximadamente 50% do m² em bloco de concreto e cerca de 34% de 1m² de parede de concreto moldado in loco. Isso acontece porque blocos cerâmicos utilizam fontes de energia renovável em sua fabricação.

As paredes de blocos cerâmicos possuem um índice de esgotamento de recursos naturais não renováveis menor, pois consomem 43% menos destes recursos que uma parede de bloco de concreto. E por volta de 63% menos do que é consumido por uma parede de concreto armado moldado in loco. A construção de 1m² de parede feita de blocos cerâmicos necessita de 24% menos água que 1m² de parede de blocos de concreto, e 7% menos do que a parede de concreto moldado in loco. No caso da parede cerâmica, o consumo de água deve-se, sobretudo, à utilização da argamassa.

O estudo também aponta o melhor desempenho ecológico das telhas cerâmicas em relação às de concreto. Uma vez que, os impactos ocasionados para 1m² de cobertura de telhas de cerâmica sobre as mudanças climáticas são 69% menores do que os ocasionados pelo equivalente em telhas de concreto. Apesar de requerer 3 vezes mais energia, a fabricação de telhas de cerâmica utiliza fontes de energia renovável, isso resulta em um impacto 57% menor no esgotamento de recursos não renováveis.

A pesquisa mostra ainda que, a cobertura de cerâmica é de 15 a 20% mais leve por m² de telhado. Sua fabricação ocasiona menores distâncias de transporte, resultando em menores emissões de CO² na atmosfera. Em relação ao uso de água, constatou-se que as telhas de cerâmica retiram 72% menos água que telhas de concreto.

Confira o artigo sobre o estudo