Pesquisador do Ibict ministra minicurso de ACV a estudantes de Engenharia Ambiental

Publicado dia 03/08/2016

Minicurso “Sensibilização em Avaliação do Ciclo de Vida” foi apresentado durante o Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental (ENEEAmb 2016)

O especialista em Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Thiago Rodrigues, ministrou nesta terça-feira, 2, o minicurso “Sensibilização em Avaliação do Ciclo de Vida” durante o Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental (ENEEAmb 2016). O encontro reúne graduandos e graduados do Brasil e da América Latina, até 5 de agosto, na Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB).

O minicurso apresentou aos estudantes a Avaliação do Ciclo de Vida como ferramenta de mensuração de ações que incidem sobre o meio ambiente ao se produzir, consumir e descartar um produto. “A ideia é estimular estudantes de graduação da área ambiental a conhecerem mais a ACV como uma ferramenta que eles poderão futuramente incorporar em suas práticas profissionais”, explica Rodrigues.

O curso reuniu estudantes de experiências e instituições diversas, o que resultou em uma troca produtiva de informações sobre ACV, Pensamento do Ciclo de Vida e sustentabilidade, já que o assunto é pouco visto em sala de aula. “A ACV está crescendo muito no Brasil, mas como se pôde perceber pela audiência do curso, a técnica ainda está pouco difundida na Engenharia Ambiental, o que é preocupante. Pela formação que tem, o engenheiro ambiental é seguramente um dos profissionais mais preparados para realizar estudos de ACV”, observa Rodrigues.

Para Eduarda Farias, aluna do 5º semestre de Engenharia Ambiental do Instituto Federal do Ceará (IFCE), foi uma boa oportunidade de saber mais sobre um tema ainda pouco explorado na graduação. “Fiquei instigada a saber mais, procurar mais sobre o assunto que pode ser uma oportunidade de pesquisa no futuro”, afirma. Anne Karolyne Pereira, da Universidade Federal do Ceará (UFC) também vê a ACV como um assunto a ser explorado. “Foi interessante descobrir o que se tem de impacto na produção industrial, vejo como uma chance em um novo mercado de trabalho”, conta a aluna do 8º semestre.

Nossos serviços
A oferta de cursos relacionados à temática da Avaliação do Ciclo de Vida faz parte dos serviços oferecidos pelo projeto de ACV do Ibict, e visa permitir a compreensão do Pensamento do Ciclo de Vida e sua ferramenta ACV, com foco especial na fase de elaboração de inventários. Saiba mais