Ibict oferece curso de Inventários de Ciclo de Vida no V CBGCV

Publicado dia 20/09/2016

Tiago Braga e Carla Gama ministraram o curso “Banco de Dados Brasileiro de Inventários de Ciclo de Vida” no primeiro dia do Congresso Brasileiro de Gestão de Ciclo de Vida

O primeiro dia do V Congresso Brasileiro de Gestão de Ciclo de Vida (V CBGCV), realizado em Fortaleza, entre os dias 19 e 22 de setembro de 2016, foi dedicado a diversos minicursos. O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) ofereceu o curso “Banco de Dados Brasileiro de Inventários de Ciclo de Vida”, que explica o funcionamento do Banco Nacional de Inventários de Ciclo de Vida – SICV Brasil, ministrado por Tiago Braga e Carla Gama. O minicurso contou com a participação de 35 congressistas.

O SICV Brasil é uma conquista do país em relação à Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Gratuito, com dados representativos da realidade brasileira, o banco oferece dados para fomentar novos estudos de ACV de produtos e serviços brasileiros e contribuir para a competitividade ambiental nacional. Além disso, promove o reconhecimento do trabalho do pesquisador que disponibiliza seus inventários para o sistema.

O coordenador do projeto de Avaliação do Ciclo de Vida do Ibict, Tiago Braga, explicou o histórico e as diretrizes do SICV. A demanda em criar um banco nacional de Inventários do Ciclo de Vida surgiu no âmbito do Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida. A partir do programa, determinou-se a necessidade de implementar no país um sistema capaz de “organizar, armazenar e disseminar informações padronizadas sobre inventários do Ciclo de Vida da produção industrial brasileira.”

Em seguida, Carla Gama, analista de sistemas do Ibict, apresentou aspectos técnicos do SICV Brasil e tirou dúvidas dos participantes. Foi realizada também uma demonstração prática do sistema. “O nosso objetivo é adequar o SICV Brasil às necessidades dos pesquisadores, para que ele se torne cada vez mais útil para os estudos de ACV”, explicou.

Após um dia de minicursos, a solenidade de abertura do evento contou com a participação de representantes da academia e governamentais: Cássia Ugaya (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR), Cecília Leite (Ibict), Ladislau Martin Neto (Embrapa), Maria Clea Brito de Figueiredo (Embrapa), Inácio Arruda (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará), Artur José Vieira Bruno (Secretário de Meio Ambiente do Estado do Ceará) e Gil Anderi (Associação Brasileira de Ciclo de Vida – ABCV).

“Que possamos sair daqui com mais conhecimento do que chegamos, mas, acima de tudo, com mais consciência da importância que cada um de nós temos nesse processo de desenvolvimento do nosso país”, afirmou a diretora do Ibict, Cecília Leite, durante a cerimônia de abertura. A palestra magna do evento, intitulada Rede Empresarial Brasileira de Gestão do Ciclo de Vida, foi moderada por Montserrat Carbonell (Petrobrás).

V CBGCV
A quinta edição do Congresso Brasileiro em Gestão do Ciclo de Vida (CBGCV) reúne em Fortaleza, entre os dias 19 e 22 de setembro, um público de 150 pesquisadores de instituições brasileiras e estrangeiras, além de estudantes, profissionais da administração pública e representantes de empresas como multinacionais químicas e petroquímicas, de software, indústria do vestuário e da construção civil.

O tema desta edição é “Gestão do Ciclo de Vida nos Trópicos”. O objetivo é ampliar o debate sobre aplicação da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) no estudo de produtos brasileiros – em especial bioprodutos –, rotulagem ambiental, construção de políticas públicas sustentáveis. Espera-se ainda debater a necessidade de adaptação e regionalização de métodos de Inventário de Ciclo de Vida (ICV) e de Avaliação de Impactos de Ciclo de Vida (AICV). Saiba mais no site oficial do evento.