Projeto Diálogos Setoriais fomenta pesquisa de Banco de Dados em ACV

Publicado dia 17/11/2016

Pesquisa publicada pelo IBICT que identificou e analisou 15 bancos de dados em diferentes países, traz recomendações para a política de gestão, manutenção e uso do SICV Brasil

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) lança, em conjunto com o projeto Diálogos Setoriais, a publicação do relatório “Análise crítica das principais políticas de gestão, manutenção e uso de bancos de dados internacionais de inventários do ciclo de vida de produto”. A pesquisa a abarca o estudo do funcionamento de 15 bancos de dados de inventários do ciclo de vida de 10 países diferentes.

Faça o download da publicação

Ao todo, foram identificados sete bancos de dados (BDs) europeus (União Europeia, Alemanha, Itália e Suécia), quatro asiáticos (Japão, Malásia, Tailândia, China), três provenientes do continente americano (Estados Unidos e Canadá), e um da Oceania (Austrália). Desse total, 4 BDs foram estudados em maior nível de detalhes: AusLCI (Austrália), ELCD (União Europeia), ThaiLCI (Tailândia).

Os resultados serviram para melhor embasar o processo de sugestão de recomendações para o desenvolvimento da política de gestão, manutenção e uso do Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida – SICV Brasil, gerido pelo IBICT. “A partir dessa análise crítica, recomendações foram realizadas para avaliar como as políticas identificadas se aplicam ao caso brasileiro, no tocante ao desenvolvimento do SICV Brasil”, explica o coordenador de ACV do IBICT, Tiago Braga.

Dois peritos trabalharam conjuntamente na pesquisa: Paolo Masoni, pesquisador da Italian National Agency for New Technologies, Energy and Sustainable Economic Development, e Diogo Aparecido Lopes Silva, pesquisador em ACV, professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). “A publicação colabora no entendimento sobre como os principais bancos de dados mundiais de ICV operam, fazem gestão, e se mantém ativos no mercado. No caso do SICV Brasil, foi realizado um benchmarking das melhores práticas encontradas nas referências consultadas”, esclarece Diogo.

Quatro dos bancos de dados analisados foram detalhados de forma analítica, subsidiando a pesquisa e permitindo que especificidades relativas à situação brasileira pudessem ser antecipadas. Foram realizadas, ainda, reuniões técnicas entre os peritos e colaboradores do SICV Brasil e apresentações para a comunidade especialista, que permitiram validar junto aos pares os avanços pretendidos. Para a concretização do estudo, diversas empresas foram ouvidas, a fim de identificar os principais pontos críticos na visão empresarial.

Diogo destaca a importância da utilização efetiva do SICV Brasil pelas empresas e a inclusão do pensamento do ciclo de vida em seus processos de gestão, desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços. “É importante que as empresas, grandes ou pequenas, cada vez mais, entendam que a sustentabilidade não é apenas uma necessidade, mas sim, uma oportunidade de negócio. A utilização do SICV Brasil pode colaborar diretamente para esse objetivo”, conclui o pesquisador.

O projeto
O projeto Diálogos Setoriais é uma dinâmica de cooperação entre o Brasil e a União Europeia que, atualmente, tem 30 áreas dos mais variados temas de interesse comum mapeados. O objetivo da iniciativa é trocar experiências e compartilhar informações em diversas áreas, entre elas ciência e tecnologia.