Comitê Gestor do PBACV define ações para os próximos quatro anos

Publicado dia 28/11/2016

O encontro, que é bianual, define a linha de trabalho e o alinhamento estratégico das cinco Comissões Técnicas que formam a iniciativa

O Comitê Gestor do Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (PBACV) se reuniu nesta terça-feira, 22, na sede do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) para discutir o alinhamento estratégico das ações futuras do programa. O encontro, que é bianual, define a linha de trabalho das cinco Comissões Técnicas que formam a iniciativa para os próximos quatro anos.

A 7º reunião do Comitê Gestor do PBACV contou com a participação de diversos representantes do Programa, tanto presencialmente quanto virtualmente, e teve como foco principal a apresentação e aprovação dos planos de trabalho das Comissões Técnicas para o quadriênio 2016/2019. O foco das reuniões são os planos de trabalho das comissões – Banco de Dados; Inventários; Avaliação de Impactos; Difusão, Implementação e Comunicação de ACV; e Formação e Capacitação.

Durante o encontro, os membros do comitê gestor abordaram questões relativas à aplicação da técnica de Avaliação do Ciclo de Vida no âmbito das instituições que representam. O próximo passo será a definição das metas para os planos de trabalho validados.

PBACV
O Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (PBACV) é um uma iniciativa composta por diversas entidades, incluindo órgãos de governo, instituições acadêmicas, de pesquisa e associações e entidades industriais. O Programa foi criado em 2010 a partir de uma resolução do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), com o intuito de fomentar a metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) no Brasil.

O objetivo é apoiar o desenvolvimento sustentável e a competitividade ambiental da produção industrial brasileira, e promover o acesso de dados em ACV aos mercados interno e externo. Criado para garantir ações em ACV no Brasil de forma alinhada e integrada, o PBACV foi uma iniciativa do Comitê Brasileiro de Avaliação da Conformidade (CBAC).