Ibict apresenta projetos na exposição científica do MCTIC

Publicado dia 28/11/2016

Exposição científica Mundo MCTIC traz uma mostra da ciência e tecnologia produzidas nos institutos de pesquisa de 28 de novembro a 4 de dezembro no Parque da Cidade, em Brasília

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia apresenta alguns de seus projetos na mostra Mundo MCTIC – Pesquisa e Desenvolvimento de Ponta no Brasil, que ocorre de segunda-feira (28) a domingo (4), das 9h às 18h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a mostra possui 25 estandes de agências, empresas estatais, organizações sociais e unidades de pesquisa do MCTIC, com atividades lúdicas, experimentos científicos, exibições de vídeos em terceira dimensão (3D), exposições tecnológicas e visitas virtuais.

A partir desta segunda-feira, o Ibict apresenta o Canal Ciência e o projeto de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) aos participantes. No primeiro dia de evento, os estudantes das regionais de ensino do Distrito Federal tiveram a oportunidade de saber mais sobre os projetos. Portal de divulgação científica voltado para estudantes, o Canal Ciência oferece uma base de pesquisa sólida com resultados de pesquisas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação no Brasil, em uma linguagem acessível aos segmentos não-especializados da sociedade.

ibict-mostra-mctic_edJá o projeto de ACV do Ibict oferece aos estudantes e educadores a cartilha O Pensamento do Ciclo de Vida: Uma história de descobertas, que tem como tema a conscientização em relação à preservação do meio ambiente e a base para a escolha de produtos mais sustentáveis, voltada para crianças e adolescentes. A partir desta terça-feira, os estudantes poderão participar do jogo interativo Ibict em Ação, de perguntas e respostas sobre os temas dos projetos.

Programação
Na quinta (1º) e sexta-feira (2), a mostra Mundo MCTIC recebe o 4º Circuito de Ciências das escolas da rede pública, que a Secretaria de Educação do Distrito Federal promove das 9h às 17h. Na etapa final do circuito, serão apresentados 197 trabalhos classificados em fases locais das 14 coordenações regionais de ensino, com alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional.

A mostra tem participação de diversas organizações, como a Agência Espacial Brasileira (AEB), que apresenta o Veículo de Sondagem Booster 30 (VSB-30), foguete de 12 metros e mais de duas toneladas, doado ao Planetário de Brasília. O estande inclui maquetes de satélites, um planetário inflável, trajes de astronauta para fotografias e o boneco Cosminho, mascote do Programa Espacial Brasileiro.

Já o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) oferece ao público experimentos de realidade virtual desenvolvidos com laboratórios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). As simulações compreendem navegação dentro do útero durante a gravidez; visualização de robô da Petrobras em águas profundas; volta aérea pelo Cristo Redentor, escaneado em 3D por drones; e passeios de barco e bicicleta pelas praias cariocas, em dia de sol. Confira a programação completa no site do MCTIC.

Serviço
Evento: Mundo MCTIC – Pesquisa e Desenvolvimento de Ponta no Brasil
Data: 28 de novembro a 4 de dezembro
Horário: 9h às 18h
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, Brasília (DF)

Com informações do MCTIC