Fundação Espaço ECO promove estudos de ACV em parceria com universidades

Publicado dia 16/12/2016

FEE participa de orientações e bancas, publicações acadêmicas de diversas instituições de ensino, além de promover cursos em sustentabilidade

Em parceria com diversas universidades, a Fundação Espaço ECO (FEE) têm buscado soluções para equilibrar o conhecimento adquirido por estudantes nas universidades com a prática em seu cotidiano. Para isso, participa de aulas de graduação e pós-graduação, além de orientações em trabalhos de conclusão de cursos. Realiza ainda palestras sobre temas relacionados à sustentabilidade e, recentemente, lançou em parceria com a Unesp a iniciativa “Sustentabilidade”, curso de aperfeiçoamento na modalidade a distância (EaD). Em seus 11 anos, a FEE já orientou mais de 13 trabalhos, participando de aproximadamente 10 bancas. A organização participou de mais de 17 publicações acadêmicas.

Entre as instituições parceiras da FEE estão a Fundação Santo André (FSA), a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Universidade Paulista (UNIP). “Com essas ações não estamos falando apenas em formar profissionais nesta área, mas também capacitá-los para que considerem o pensamento do Ciclo de Vida em suas decisões. Pessoas com visão abrangente têm mais chance de tomar medidas eficazes. Queremos apresentar estes benefícios para a sociedade”, afirma Sueli Oliveira, consultora em Sustentabilidade da FEE.

Importante parceira da fundação, a Universidade de São Paulo (USP) tem hoje um dos principais especialistas em Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) no Brasil, o prof. Dr. Gil Anderi da Silva, professor sênior da Escola Politécnica da USP e presidente da Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV). Para ele, além de contribuir para a formação de profissionais de ACV, trabalhar este conceito na universidade também é uma forma de difundir a lógica de ciclo de vida dos produtos. “No Brasil, a maioria dos profissionais desta área se encontra na academia, mas já se percebe movimentação fora dela. Quando conheci a ferramenta de ACV vislumbrei seu potencial e tem sido excelente aplicar este tema na universidade”, afirma o professor.

Já na UFABC, um dos apoiadores do tema é o prof. Derval dos Santos Rosa. Com turmas na disciplina de Reciclagem e Meio Ambiente da Universidade Federal do ABC, oferecida para alunos dos cursos de graduação em Engenharia de Materiais e em Engenharia Ambiental e Urbana, o professor destaca a importância que a educação tem em levar novidades aos estudantes, colaborando para a perspectiva de suas carreiras. “Acredito que é uma questão de tempo este trabalho aumentar nas empresas. Não acredito que exista divisão entre academia e o ambiente empresarial, mas, por uma questão de necessidade, as empresas buscarão este viés mais técnico cada vez mais”.

Curso EAD
A mais recente das iniciativas da FEE é o curso de aperfeiçoamento “Sustentabilidade”, com ênfase nas Ferramentas de Gestão aplicada aos negócios. Realizado na modalidade EaD, o curso tem conteúdo desenvolvido pela FEE, em parceria com o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Unesp e certificado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp, com carga de 180 horas distribuídas em seis módulos (18 semanas). O curso ainda conta com o apoio da Fundação para o desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP) e do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI). Seu objetivo é formar profissionais com visão sistêmica e capacidade para se antecipar na identificação de ações e na aplicação da sustentabilidade em seu cotidiano.

Sobre a FEE
Como Centro de Excelência em Sustentabilidade Aplicada a FEE mede e avalia a sustentabilidade de produtos e processos produtivos por meio de ferramentas exclusivas baseadas no conceito de ciclo de vida, além de desenvolver iniciativas educacionais para incorporar a sustentabilidade no DNA dos negócios, como engajamento de comunidades, colaboradores, programas de capacitação, workshops, etc. Como parte deste processo, a FEE teve cinco trabalhos apresentados no V Congresso Brasileiro em Gestão do Ciclo de Vida, em Fortaleza, entre os dias 19 e 22 de setembro.

Fonte: Fundação Espaço ECO®