Projeto de ACV do IBICT encerra o ano com importantes definições para 2017

Publicado dia 23/12/2016

No balanço de atividades e perspectivas, destaca-se o II BRACV, a ser realizado em maio de 2017, e a próxima edição do VI CBGCV, que será sediado em Brasília em 2018

O projeto de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) encerra 2016 com importantes definições para o ano que vem. O instituto promoverá, por exemplo, a segunda edição do Fórum Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (BRACV), entre 9 e 11 de maio, em Jaguariúna, São Paulo, em parceira com a Embrapa Meio Ambiente e com a Fundação Espaço ECO. O encontro de 2017 discutirá temas vinculados às comissões técnicas do Programa Brasileiro de Ciclo de Vida (PBACV). As inscrições, que estarão disponíveis em breve, serão gratuitas.

Em 2017, espera-se a inclusão de diversos inventários no Banco Nacional de Inventários de Ciclo de Vida – SICV Brasil, por meio de parcerias realizadas entre o IBICT e instituições especializadas. Um projeto da Embrapa com a ecoinvent, lançado em dezembro, por exemplo, deve gerar aproximadamente 100 inventários de produtos agrícolas, florestais, pecuários e agroindustriais, de operações agrícolas e informações sobre transporte de insumos e de produtos intermediários.  Além disso, é esperada a inclusão de inventários providos pela Fundação Espaço ECO, Centro de Tecnologia Mineral, ANICER, BRASKEM, SINDICOM, dentre outros.

As discussões em torno da temática de ACV ganharam, em 2016, um novo espaço de encontro e divulgação de trabalhos científicos, por meio da Revista Latino Americana em Avaliação do Ciclo de Vida (LALCA). A publicação é a primeira sobre o tema no mundo com acesso gratuito. Contará anualmente com duas edições regulares e duas edições especiais temáticas sobre os principais eventos de ACV na América Latina, a Conferencia Internacional de Analisis de Ciclo de Vida en Lantinoamerica (CILCA) e o Congresso Brasileiro de Gestão do Ciclo de Vida (CBGCV).

O IBICT lançou ainda, em conjunto com o projeto Diálogos Setoriais, a publicação do relatório “Análise crítica das principais políticas de gestão, manutenção e uso de bancos de dados internacionais de inventários do ciclo de vida de produto”. A pesquisa abarca o estudo do funcionamento de 15 bancos de dados de inventários do ciclo de vida de 10 países diferentes.

Eventos em ACV
A participação da equipe de ACV do IBICT foi intensa em seminários e palestras nacionais e internacionais. No V Congresso Brasileiro em Gestão do Ciclo de Vida (VCBGCV), realizado em setembro em Fortaleza, um minicurso foi ministrado pelo coordenador do projeto, Tiago Braga, e pela pesquisadora Carla Gama, sobre o funcionamento do SICV Brasil, lançado em março deste ano. A equipe participou ainda de mesas redondas e palestras que contaram com a presença da diretora do instituto, Cecília Leite. Na ocasião, foi anunciada a próxima edição do congresso, que será sediado em Brasília em 2018.

Em março, o instituto foi palco da 5ª edição do Fórum Internacional de Cooperação em Avaliação do Ciclo de Vida, o primeiro realizado na América Latina. Parte da Semana Internacional de ACV, o evento contou com a participação de profissionais representantes de diversos países e governos: Alemanha, Chile, EUA, Itália, Japão, Peru, Suécia, Tailândia, França, Suíça, México, Comissão Europeia, PNUMA. O Instituto também marcou presença no 68º encontro anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no V seminário da rede Ibero-Americana de Ciclo de Vida, em Viña del Mar, no Chile, na Conferência de Open Access (ConfOA 2016) e no XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação (ENANCIB 2016).

Em novembro, o coordenador Tiago Braga, apresentou o PBACV no workshop de especialistas promovido pelo governo japonês como atividade paralela à 12ª edição da International Conference on EcoBalance (EcoBalance 2016) que ocorreu em Kyoto, no Japão. “Além do conteúdo apresentado, que é de extrema relevância, o encontro foi uma oportunidade excelente de troca de informações e atualizações sobre a ACV nos países, fortalecendo o vínculo estabelecido pela GLAD”, explica Tiago Braga.

Programa Brasileiro de Ciclo de Vida
No âmbito do PBACV, foram realizadas duas reuniões do comitê gestor e cinco reuniões da comissão de coordenação durante todo o ano de 2016 além da participação na reunião do CONMETRO. Entre os maiores avanços do Programa está a reformulação do Regimento Interno e o planejamento estratégico das Comissões Técnicas de Banco de Dados, Inventários, Avaliação de Impactos, Comunicação e Rotulagem e Formação e Capacitação para os anos de 2016 a 2019.