Relatório do Fórum Brasileiro de ACV está disponível para download

Publicado dia 04/01/2017

O documento compila informações geradas durante o fórum e serve de base para verificar avanços nas discussões sobre o tema

O relatório do Fórum Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (Fórum BRACV) está disponível para consulta e download a partir desta quarta-feira, 4. Resultado da compilação das informações derivadas da primeira edição do Fórum, realizado nos dias 26 e 27 de outubro de 2015, no Instituto de Pesquisa em Engenharia COPPE, no Rio de Janeiro, o documento contém as respectivas contribuições dos grupos de trabalho formados durante o evento.

Acesse o relatório

A publicação relata, desde a metodologia implementada para identificação dos temas, passando pelos resultados das discussões durante o evento, até a posterior apresentação dos planos de trabalho para cada grupo estabelecido. “O relatório busca servir como linha base para se verificar o grau de avanço diante dos desafios discutidos durante o encontro”, explica o pesquisador em ACV do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Thiago Rodrigues.

Ao todo, 54 participantes contribuíram para a definição dos seguintes temas a serem discutidos no fórum: ACV e Rotulagem Ambiental (comunicação da ACV), Inventários do Ciclo de Vida de produtos brasileiros e Tomada de decisão baseada em ACV. Os temas definidos serviram de base às discussões. Foram 82 participantes, entre ouvintes, membros do comitê científico, da comissão organizadora e palestrantes. Para cada tema, criou-se um grupo que se reuniu para analisar com mais rigor os pontos críticos relacionados e para elaborar as estratégias necessárias à superação desses itens.

A série de relatórios BRACV é uma publicação editada bianualmente. Um novo relatório será produzido com a compilação dos resultados alcançados no BRACV 2017, que será realizado em Jaguariúna, SP, em parceria com a Embrapa Meio Ambiente. O BRACV conta com representantes da academia, do governo e da iniciativa privada, que têm a oportunidade de ser reunir, a fim de discutir temas de interesse da temática de Avaliação do Ciclo de Vida. O objetivo principal é identificar gargalos e pensar soluções de maneira conjunta. Embora ocorra a cada dois anos, o fórum tem atuação contínua através dos grupos de trabalho, que se organizam para continuar as pesquisas e ações após o evento.

Saiba mais sobre o BRACV 2017