II Fórum Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida está com inscrições abertas

Publicado dia 20/02/2017

Encontro que inclui grupos de discussão, palestras e workshops será realizado nos dias 9, 10 e 11 de maio na sede da Embrapa Meio Ambiente em Jaguariúna, São Paulo

A segunda edição do Fórum Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (Fórum BRACV) será realizada nos dias 9, 10 e 11 de maio de 2017, em Jaguariúna, São Paulo. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em parceria com a Embrapa e com a Fundação Espaço Eco, o Fórum será composto por grupos de discussão, palestras e workshops. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site oficial do evento até 30/04.

O objetivo é garantir um espaço de discussão entre pesquisadores, agentes governamentais e empresários da área. As discussões fomentarão a proposição de estratégias que auxiliarão no progresso da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) no Brasil, seja como metodologia científica, ferramenta para o setor produtivo ou fonte de informações para políticas públicas.

O encontro de 2017, para o qual são esperados 100 participantes, discutirá os temas vinculados às comissões técnicas do Programa Brasileiro de Ciclo de Vida (PBACV). São elas: Banco de Dados, Inventários, Avaliação de Impactos, Rotulagem e Capacitação.

Confira a programação

Além de possibilitar uma nova rodada de discussões, o Fórum servirá para acompanhar os avanços obtidos desde a edição anterior. “Um dos objetivos será avaliar o avanço das decisões tomadas no I Fórum. A proposta é promover um espaço de discussão sobre os principais entraves e oportunidades para a ACV no Brasil”, explica o especialista técnico de ACV do IBICT, Thiago Rodrigues. O último dia de evento será dedicado a workshops e cursos de capacitação para os participantes.

Sobre o Fórum BRACV
Criado em 2015, o BRACV surgiu como uma iniciativa capitaneada pelo IBICT e pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da UFRJ, com o objetivo de ampliar e aprofundar as discussões sobre as aplicações da técnica de Avaliação do Ciclo de Vida no Brasil. Dado o sucesso alcançado em 2015, o IBICT decidiu por promover o evento bianualmente.

II Fórum BRACV
Data: 9, 10 e 11 de maio de 2017
Local: Sede da Embrapa Meio Ambiente, Jaguariúna/SP
Inscrições no site oficial