Nota de falecimento: Professor Rogerio Valle

Publicado dia 16/03/2017

O professor foi um dos grandes incentivadores da ACV no Brasil

Da esquerda para a direita: Gil Anderi da Silva, Marilia Folegatti, Rogerio Valle, Tiago Braga, Luiz Ortega e Elen Pacheco no  I Fórum Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida, em 2015, no Rio de Janeiro.

Com pesar, comunicamos o falecimento do professor Rogerio Valle no último sábado (11/3), que lutava há um ano contra um linfoma. Graduado em Engenharia Mecânica e de Automóveis pelo Instituto Militar de Engenharia, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor pela Universite Paris V, atuou como professor Titular do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, onde também coordenou o SAGE (Laboratório de Sistemas Avançados em Gestão da Produção).

O professor tinha forte atuação nas áreas de Gestão do Ciclo de Vida, Avaliação da Sustentabilidade do Ciclo de Vida, Gestão de Processos, Teoria da Decisão Multicritério, Biotecnologias Marinhas, Logística Reversa e foi um dos organizadores do I Fórum Brasileiro de ACV, em 2015, no Rio de Janeiro.

Autor e organizador de vários artigos científicos e livros, entre estes “Logística Reversa, processo a processo”, (Editora Atlas, 2014), coordenou projetos importantes como a Avaliação da Sustentabilidade dos Jogos Rio2016 para o COI e o programa da COPPE de Treinamento em Relatórios de Sustentabilidade, certificado pela Global Reporting Initiative (GRI), além de outros sobre ACV com a Halliburton, Embrapa e Braskem.

A equipe do IBICT presta sua solidariedade à família, amigos e alunos do professor na certeza que o legado deixado por Rogerio Valle será fundamental para embasar a busca da sustentabilidade no Brasil a partir dos conceitos de ACV.