II Fórum BRACV discute metas e planejamento para os próximos dois anos

Publicado dia 12/05/2017

Terceira edição do Fórum Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida, em 2019, acontecerá em Curitiba

II Fórum Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (II BRACV) foi marcado pela participação dos convidados, divididos em grupos de trabalho temáticos para discussão e encaminhamento de ações para os próximos dois anos. O evento ocorreu entre os dias 9 e 11 de maio de 2017, na Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna-SP, realizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Embrapa Meio Ambiente e Fundação Espaço Eco.

No primeiro dia de evento o especialista em Avaliação do Ciclo de Vida do IBICT Thiago Rodrigues apresentou o relatório do último Fórum, o BRACV 2015. Os representantes de cada grupo de trabalho comunicaram aos outros participantes os avanços realizados e as dificuldades enfrentadas no decorrer dos últimos dois anos. Em seguida, os participantes se dividiram em comissões técnicas para levantamento e discussão de temas vinculados ao Programa Brasileiro de Ciclo de Vida (PBACV): Banco de Dados, Inventários, Avaliação de Impactos, Rotulagem e Capacitação em ACV

Já no segundo dia, as ideias e metas definidas nos grupos temáticos foram apresentadas e discutidas coletivamente. O objetivo foi buscar consenso para as metas e estratégias previamente apresentadas. Por fim, na última seção do evento, houve uma discussão de planejamento para consolidar os planos de trabalho preliminares para o próximo biênio.

O último dia foi dedicado à capacitação dos ACVistas participantes. Foram ao todo quatro minicursos oferecidos gratuitamente com o objetivo de aprimorar as técnicas para a produção de estudo de Avaliação do Ciclo de Vida.

O curso do software OpenLCA, ministrado por Edivan Cherubini, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da empresa EnCiclo, abordou particularidades do programa, que oferece a modelagem profissional de ciclo de vida, ampla gama de bases de dados, desenvolvimento de declarações ambientais de produto (EPD), entre outras funcionalidades.

José Adolfo de Almeida Neto, professor da Universidade Estadual de Santa Cruz, falou sobre Desenvolvimento de fatores de caracterização para avaliação de impacto de ciclo de vida (AICV). Houve também o curso do software GaBi, dado pelo Prof. Dr. Diogo Aparecido Lopes Silva, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O GaBi transforma dados em métricas de sustentabilidade que suportam a tomada de decisões e permitem as instituições implementar iniciativas de sustentabilidade de alto impacto.

Por fim, o curso sobre o SIMAPRO, ministrado pela equipe da empresa ACV Brasil, Felipe Lion e Tiago Barreto, tratou do software para ACV mais utilizado no mundo. Além de uma introdução à modelagem de ciclos de vida, foram abordados também assuntos como bases de dados, métodos de AICV e como analisar os resultados.

No fechamento do evento, a professora Cássia Ugaya, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), subiu ao palco ao lado de Fernanda Costacurta, consultora de ciclo de vida dos produtos do grupo Boticário, para anunciar a terceira edição do Fórum Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida, que acontecerá em 2019 em Curitiba.