Guia Qualidata é lançado durante o II Fórum BRACV

Publicado dia 15/05/2017

O Guia tem como objetivo orientar a submissão de conjunto de dados para o SICV Brasil de acordo com os requisitos mínimos exigidos de documentação

Resultado de 10 anos de pesquisas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em metodologias de gestão de dados de Inventários do Ciclo de Vida (ICV), foi criado em 2016 o Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida (SICV Brasil), colocando o Brasil no grupo de países que possuem bancos de dados nacionais de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).

Para viabilizar um banco de dados nacional é preciso definir diversos aspectos de sua gestão, desde o modelo tecnológico a ser adotado, critérios de qualidade para os dados serem armazenados, questões relativas à segurança, bem como aspectos estratégicos relacionados à disponibilização de dados brasileiros para o público nacional e internacional.

É nesse contexto que surge o Guia de Qualidade de Conjuntos de Dados para o SICV Brasil – Guia Qualidata – lançado no II Fórum Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (BRACV), que aconteceu entre os dias 9 e 11 de maio de 2017.

Fruto de uma parceria entre Cássia Ugaya (UTFPR), Diogo Lopes Silva (UFSCAR), Eduardo Toshio (Fundação Espaço Eco), Marília Folegatti Matsuura (Embrapa) e Thiago Rodrigues (IBICT), alguns dos mais atuantes profissionais brasileiros na área de ACV e suas respectivas instituições, o Guia tem como objetivo orientar a submissão de conjunto de dados para o SICV Brasil de acordo com os requisitos mínimos exigidos de documentação e garantir que estejam disponibilizadas as informações necessárias para o usuário interpretar os resultados sem restringir métodos de elaboração de conjuntos de dados.

O Guia Qualidata representa grande avanço em termos metodológicos, uma vez que o Brasil determina como os dados que irão representar seus setores produtivos devem ser preparados para publicação. O processo de construção do Qualidata é também uma demonstração dos avanços do país na temática de ACV.

Clique aqui para fazer o download do Guia Qualidata.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn