CILCA 2017 chega ao terceiro dia com mais apresentações de pesquisadores do IBICT

Publicado dia 14/06/2017

Saiba como foi o terceiro dia da VII Conferencia Internacional de Análisis de Ciclo de Vida en Latinoamérica

Em 14 de junho de 2017, terceiro dia da VII Conferencia Internacional de Análisis de Ciclo de Vida en Latinoamérica (CILCA), Carla Gama, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT), apresentou em Medellín, Colômbia, a pesquisa intitulada “Harmonização de modelos de conjuntos de dados e recomendações para publicação no Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida, SICV Brasil”, realizada em conjunto com o Coordenador de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos, Tiago Braga e com os pesquisadores Lucas Gayoso e Thiago Rodrigues. A proposta do SICV é armazenar e disseminar Inventários do Ciclo de Vida (ICVs) que contemplem a situação nacional atual na produção industrial e agronegócio e que permitam a criação de novos estudos a partir dos já existentes.

Tiago Braga falou sobre as “Estratégias para o povoamento de bancos de dados de Inventários de Ciclo de Vida (ICVs) por meio de parcerias interinstitucionais”, no intuito de mostrar como esta iniciativa também contribui para aumentar a credibilidade dos dados e a possibilidade de compatibilizar ICVs e comparar processos e produtos, pelo atendimento a um padrão metodológico internacional, mas que leve em consideração as especificidades do país.

O evento, que acontece bianualmente, termina no próximo dia 15/6 e promove a troca de experiências sobre o Pensamento do Ciclo de Vida e Avaliação do Ciclo de Vida na região ibero-americana.