Crianças de centro educacional recebem IBICT para apresentação sobre o Pensamento do Ciclo de Vida

Publicado dia 28/06/2017

A ação contribui para levar às crianças questões importantes para preservar o Meio Ambiente por meio de ações simples e cotidianas.

O mês de junho é reconhecido internacionalmente como um período de conscientização ambiental. O dia 5 deste mês, especialmente, foi escolhido para representar o Dia Mundial do Meio Ambiente, data recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, no encontro realizado em 1972, em Estocolmo, Suécia.

No Brasil, por meio de um decreto federal de 1981 (86.028), o governo estabeleceu que nos primeiros dias do mês, em todo território nacional, fosse promovida a Semana Nacional do Meio Ambiente, com objetivo de apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

Como parte do processo de conscientização ambiental nas escolas, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), foi convidado a falar com alunos do Centro Educacional Maria Auxiliadora (CEMA) sobre o tema. No dia 5, parte da equipe da Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos (COTEA), responsável pelas ações voltadas ao projeto de Avaliação do Ciclo de Vida e Joelma Silva, pesquisadora do Canal Ciência, o portal de divulgação científica do IBICT, esteve com cerca de 200 crianças, que puderam aprender mais sobre como ajudar a cuidar do Meio Ambiente.

Na primeira parte do evento foi apresentado às crianças o documentário Quanto Vale 1/3, de Lucas Gayoso, pesquisador do IBICT, que aborda os impactos ambientais e econômicos resultantes da perda e do desperdício de alimentos, com base em uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em 2014. O estudo que revela que 1/3 dos alimentos produzidos anualmente no mundo são perdidos devido ao desperdício.

Em um segundo momento foi exibida uma animação, desta vez pelo pesquisador Thiago Rodrigues, que explicava às crianças de forma didática o Pensamento do Ciclo de Vida e trouxe ainda questões importantes sobre como preservar o Meio Ambiente por meio de ações simples e cotidianas.

As crianças tiveram oportunidade de interagir com os pesquisadores com perguntas e, ao final do evento, receberam a cartilha “O Pensamento do Ciclo de Vida – uma história de descobertas”, lançada pelo IBICT e pela Embrapa com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que tem por objetivo proporcionar a base para que o Pensamento do Ciclo de Vida e as noções de consumo consciente se façam presentes entre crianças e adolescentes.

O Canal Ciência é um serviço de divulgação científica do IBICT. Entre os pioneiros em fazer, na internet, a ponte entre ciência e tecnologia e a sociedade, o portal Canal Ciência promove, desde 2002, sua missão precípua de difundir o saber e valorizar a atividade científica no Brasil por meio da veiculação de textos sobre as pesquisas desenvolvidas nas instituições de ensino e pesquisa nacionais, em linguagem acessível, de fácil leitura e compreensão.

Para ter acesso à cartilha distribuída aos alunos basta fazer o download neste link.