Publicado dia 04/07/2017

A 8ª reunião do Comitê Gestor do Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (PBACV) aconteceu nesta terça-feira (27), no auditório do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Para o coordenador de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos do IBICT (COTEA), Tiago Braga, a reunião é importante, pois ela traz todos os colaboradores do PBACV para discussões. “Pela primeira vez os participantes começaram a se integrar nas atividades operacionais e não só nas estratégicas do programa brasileiro, e isso é importante, pois irá permitir maior capilaridade das ações e maior apoio político por parte das instituições parceiras”, salientou.

Tiago Braga disse que estiveram presentes ao encontro 20 pessoas, representantes do governo, academia e sociedade civil, além de participantes que acompanharam a reunião de modo online. “O comitê define as ações estratégicas relacionadas à avaliação do ciclo de vida em nível nacional.  As atuações são em áreas ligadas aos temas banco de dados, inventários, avaliação de impactos, rotulagem ambiental e capacitação de recursos humanos. O que a presidência fez através da Cecília Leite foi refazer o convite às entidades que mandaram seus representantes”, explicou.

A diretora do IBICT , Cecília Leite, reiterou a relevância da reunião, ressaltando o fato de ser uma nova equipe a formar o Comitê Gestor. “Todos estão extremamente motivados até porque já temos um trabalho de alguns anos com resultados muito interessantes. Mais uma vez, eu acho que estamos aproveitando as oportunidades que a crise também traz. Ela inicia um novo tempo que me parece bastante promissor”, enfatizou.

A próxima reunião está agendada para o dia 8 de novembro deste ano.

Colaboração: Daniela Cunha e Victor Almeida
Núcleo de Comunicação Social