IBICT apresenta o projeto de ACV na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Publicado dia 20/07/2017

O evento acontece desde 1948 e é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência e de debates de políticas públicas na área.

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Plataforma Online de Energia Heliotérmica estão presentes na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre entre 16 e 22 de julho de 2017, no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. O IBICT tem lugar garantido na ExpoT&C, mostra de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) que reúne centenas de expositores interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

O Projeto de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), do IBICT, apresentou aos visitantes a cartilha “Pensamento do Ciclo de Vida: uma história de descobertas”. O projeto é uma iniciativa criada para fomentar o desenvolvimento da metodologia de ACV no Brasil, através de uma infraestrutura de informação que atenda indústria, academia e a sociedade em geral.

O público da ExpoT&C tem se mostrado bastante variado, incluindo crianças em visitas escolares, famílias, universitários e pesquisadores, alguns deles já conhecedores da temática de Avaliação do Ciclo de Vida. Um dos estudantes que visitaram a SBPC é Felipe Santos, que cursa o 2º ano do ensino médio em Belo Horizonte. Felipe já conhecia o termo “Avaliação do Ciclo de Vida”, apesar de não conhecer a fundo o que a ferramenta pode contribuir para a sustentabilidade. “Gostei muito de conhecer sobre a Avaliação do Ciclo de Vida. Quero estudar gestão ambiental e esse será um conhecimento fundamental para mim”, afirmou.

Tiago Braga, coordenador de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos do IBICT, em que o projeto de ACV do Instituto está inserido, ministrará na sexta-feira (21/7) a palestra “Pensando bem… o que é sustentabilidade?”, às 17h20.

A ExpoT&C espera, diariamente, um público de 6 mil visitantes. A participação do IBICT no evento corrobora, portanto, com uma das missões do instituto, de “promover a socialização e integração do conhecimento científico-tecnológico.”

Abaixo, o vídeo completo da cerimônia de abertura da Reunião:

 

Com informações de Francisco Rocha

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn