Sustentabilidade para crianças é tema de palestra do IBICT na 69ª Reunião Anual da SBPC

Publicado dia 24/07/2017

Tiago Braga apresentou, especialmente para crianças, os conceitos de Pensamento do Ciclo de Vida e de sustentabilidade

Durante a ExpoT&C, mostra de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I), o projeto de Avaliação do Ciclo de Vida do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) realizou na sexta-feira, 22 de julho, a palestra “Afinal… o que é sustentabilidade?”, na sala Diálogos com MCTIC.

Tiago Braga, coordenador de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos do IBICT, em que o projeto de ACV do Instituto está inserido, apresentou, especialmente para crianças, os conceitos de Pensamento do Ciclo de Vida e de sustentabilidade. A apresentação teve como objetivo traduzir os conceitos por trás da ferramenta de Avaliação do Ciclo de Vida usando linguagem simples e exemplos do cotidiano das crianças.

O público, formado crianças de idades variadas e seus familiares, recebeu, após a palestra, a cartilha “Pensamento do Ciclo de Vida: uma história de descobertas”. De acordo com Thiago Rodrigues, especialista em Avaliação do Ciclo de Vida do Ibict, é essencial que os conceitos de sustentabilidade estejam presentes na vida das crianças pois quanto antes elas tiverem a chance de começar a pensar nas questões de preservação do Meio Ambiente, mais terão oportunidade de se conscientizar e colocar em prática o que aprendem por meio de ações simples e cotidianas.

A ExpoT&C aconteceu no âmbito da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre os dias 16 e 22 de julho de 2017, no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

Com informações de Francisco Rocha
Imagem: Herivelto Batista/ASCOM-MCTIC