LALCA: edição especial ‘V Congresso Brasileiro de Gestão do Ciclo de Vida’

Publicado dia 25/08/2017

É a primeira vez que pesquisas originalmente produzidas para o CBGCV são publicadas em formato de periódico científico

Acaba de ser lançada a edição especial da Revista Latino-Americana em Avaliação do Ciclo de Vida – LALCA, que traz – exclusivamente – os sete melhores trabalhos apresentados durante o V Congresso Brasileiro de Gestão do Ciclo de Vida (V CBGCV), realizado em setembro de 2016, em Fortaleza (CE).

O evento teve cerca de 150 participantes e foi organizado numa parceira entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Embrapa e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e promovido pela Associação Brasileira do Ciclo de Vida (ABCV).

É a primeira vez que pesquisas originalmente produzidas para o CBGCV, que acontece desde 2008, são publicadas em formato de periódico científico, fato que gera maior visibilidade, ratificando ainda mais a importância de estudos feitos no Brasil.

Os trabalhos publicados nesta edição foram avaliados pelo Comitê Científico, pelos moderadores e pela Comissão Organizadora do evento, que selecionaram sete dos vinte melhores artigos apresentados. Entre os textos selecionados, quatro deles abordam métodos para construção de inventários nacionais, com exemplos relacionados à produção de plásticos, soja, madeira e blocos cerâmicos. Os demais artigos estão relacionados à aplicação da ACV no estudo de produtos e sistemas.

A sexta edição do evento, que a partir de agora passa a se chamar Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida (GCV) acontecerá em Brasília nos dias 17, 18, 19 e 20 de junho de 2018 e terá como tema central a “Gestão da informação tecnológica para sustentabilidade”.

Assim como ocorreu na quinta edição, os trabalhos apresentados serão analisados e os que tiverem mais destaque serão publicados na segunda edição especial da LALCA.

Para saber mais sobre o GCV2018, acesse o site dedicado ao evento, onde há informações sobre inscrições e submissões de trabalhos.

Clique aqui para ler a LALCA especial.