Workshops de ACV na UFABC, em São Paulo, recebem especialista do IBICT

Publicado dia 25/10/2017

Thiago Rodrigues participou da mesa-redonda “ACV – política de implementação, implantação e benefícios”

Foram realizados nos dias 5 e 6 de outubro, na Universidade Federal do ABC, em Santo André (SP), o I Workshop de ACV da UFABC – Visão Social, Ambiental e Econômica e o III Workshop de ACV Social.

Thiago Rodrigues, especialista em Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT, participou da mesa-redonda “ACV – política de implementação, implantação e benefícios”.

Na atividade, que também contou com a presença de Marília Folegatti (Embrapa) e Filipe Coelho (Fundação Vanzolini/EPD Brasil), Thiago apresentou algumas ações do projeto de ACV do IBICT, como o Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida (SICV Brasil), O Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (PBACV), o Fórum Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (BRACV) e a Revista Latino Americana em Avaliação do Ciclo de Vida (LALCA). A mesa foi mediada por Sueli Oliveira, da UFABC.

O especialista aproveitou o convite para falar sobre como o IBICT apoia a elaboração de políticas públicas amparadas pela informação tecnológica do Pensamento do Ciclo de Vida. “As nossas ações incrementam a sustentabilidade de políticas públicas que têm conexão com a abordagem sistêmica do ciclo de vida”, explica.

Com objetivo de difundir o conceito e as discussões sobre a aplicação da técnica de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), os workshops da UFABC proporcionaram a troca de experiências entre representantes da indústria, governo, academia, institutos de pesquisa e terceiro setor, sobre as tecnologias desenvolvidas sob a perspectiva do tema. Colaborou ainda para a discussão sobre a elaboração, consolidação e compartilhamento de Inventários de Ciclo de Vida pela indústria, pela academia e pelos institutos de pesquisa, estimulando a formação de competências técnicas e acadêmicas transdisciplinares.