Pesquisador do IBICT participa de eventos em Genebra, Suíça

Publicado dia 31/10/2017

Thiago Rodrigues, do projeto de ACV do IBICT participou da Sustainable Recycling Industries – Life Cycle Inventories Stakeholder Meeting e do World Resources Forum 2017

Dois importantes eventos internacionais aconteceram em Genebra (Suíça) na última semana e contaram com a participação do especialista em Avaliação do Ciclo de Vida do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT, Thiago Rodrigues, a convite da ecoinvent.

Na Sustainable Recycling Industries – Life Cycle Inventories Stakeholder Meeting, realizada no dia 23 de outubro, Thiago apresentou a situação da ACV e do desenvolvimento de inventários do ciclo de vida no Brasil, além de divulgar as atividades do IBICT relacionadas à gestão da informação sobre o pensamento do ciclo de vida no país. O evento foi financiado pela ecoinvent e pela Secretaria de Estado para Assuntos Econômicos (State Secretariat for Economic Affairs – SECO) da Suíça.

Llorenç Milà, da Life Cycle Initiative, fez uma menção à importância do IBICT para o amplo desenvolvimento da Global LCA Data Access (GLAD), uma rede global criada em 2012, composta por bancos de dados de ACV operados de forma independente, conectando várias fontes de dados para apoiar a avaliação do ciclo de vida de forma a facilitar decisões sustentáveis.

Já o World Resources Forum 2017 aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro, onde Thiago apresentou o trabalho Life-Cycle Inventory Databases as a Support for Sustainable Public Procurement: Opportunities in Brazil na sessão A Life Cycle Perspective. “O projeto de ACV do IBICT acredita que o pensamento do ciclo de vida e sua ferramenta de ACV são cruciais para a elaboração de critérios de sustentabilidade para as compras públicas”, explica o especialista.

Composto por debates, plenárias, workshops e encontros com parceiros, sessões científicas, exposições, coletivas de imprensa, sessões de cinema, galeria de arte e diversos programas sociais, o WRF é reconhecido por apresentar, em primeira mão, questões emergentes, tendências globais, progressos e inovações em recursos e gestão de matérias-primas no mundo.

Imagem: https://www.facebook.com/WorldResourcesForum/