IBICT na Semana Acadêmica de Engenharia Florestal – SEMAFLOR

Publicado dia 07/11/2017

A atividade fez parte da Semana Universitária (SemUni 2017), que acontece anualmente na Universidade de Brasília, UnB

Com o tema “Ciência, Ousadia e Integração Social: Conhecimento, Democracia e Resistência”, aconteceu na Universidade de Brasília (UnB), entre os dias 22 e 27 de outubro, a Semana Universitária – SemUni 2017.

O evento reuniu alunos, professores, servidores e comunidade em geral e teve palestras, cursos, oficinas, mesas-redondas, seminários e exposições, além de atividades paralelas, como a Semana Acadêmica de Engenharia Florestal – SEMAFLOR, da qual o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, por meio do projeto de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), foi convidado a participar.

Tiago Braga, coordenador de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos do IBICT, abriu o encontro apresentando um histórico do Instituto e suas principais ações, além de uma breve introdução ao Pensamento do Ciclo de Vida, seus conceitos e objetivos. Falou ainda sobre a importância de certificados e conjuntos de normas como ISO 14000, 14040 e 14044 para garantir a credibilidade de produtos e serviços e deu um panorama sobre alguns projetos do IBICT, como o Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida (SICV Brasil).

Para demonstração de práticas de ACV, o IBICT convidou a Engenheira Florestal Jéssica Borges (foto à esquerda), cujo trabalho de conclusão de curso na Universidade de Brasília (Avaliação de ciclo de vida comparativa da exploração autorizada e da exploração não autorizada em floresta amazônica), de 2016,  foi orientado pelo pesquisador do Instituto, Thiago Rodrigues. Jéssica falou aos alunos de graduação sobre o processo de pesquisa para seu projeto, sobre o mercado de trabalho e sobre sua experiência de intercâmbio na University of Queensland, na Austrália, onde estudou o sistema de produção de papel higiênico, que utiliza fibras não recicladas, identificando seus pontos críticos do ponto de vista ambiental.