Saiba como foi o Curso de Capacitação em ACV em Brasília

Publicado dia 27/11/2017

O curso é parte do projeto de conscientização e treinamento ACV de A a Z

Aconteceu nos dias 22 e 23 de novembro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), o curso gratuito de Capacitação em ACV, em parceria com o Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (PBACV) e a ecoinvent.

O curso é parte do projeto de conscientização e treinamento ACV de A a Z, que teve uma edição-piloto em Curitiba no fim do mês de outubro e que acontece também em São Paulo (27 a 29/11), Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba, com datas a definir.

O primeiro tópico, abordado pelo especialista em ACV do IBICT, Thiago Rodrigues, foi uma introdução ao Pensamento do Ciclo de Vida a partir de questões como a importância da conscientização e sobre os impactos ambientais. Por ambiente, entende-se o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas. “A consciência parte da percepção da relação entre um ser e um ambiente, em estar ciente e ser do mundo e no mundo”, destaca o especialista.

Marina Santa Rosa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentou um panorama da ACV nos transportes. Dados apontam que “há uma rápida urbanização e motorização no mundo: em 2050 serão 5,4 bilhões de pessoas, ou 2/3 da população projetada global, morando em cidades. O número de carros nas ruas irá dobrar, atingindo a marca de 2 bilhões de veículos”. A pesquisadora trouxe questões inerentes ao processo do ciclo de vida de um veículo, desde a extração de matérias primas à manutenção do veículo e da infraestrutura e apresentou um estudo de caso sobre o Bus Rapid Transit (BRT) Transcarioca (Rio de Janeiro).

O representante da Fundação Espaço Eco (FEE), Eduardo Toshio, explicou como funcionam basicamente os estudos e aplicações da ACV em diferentes contextos, destacando a importância dos inventários e dasetapas operacionais . “A Análise do Inventário envolve a coleta de um grande conjunto de dados e procedimentos de cálculo para quantificar as entradas e saídas de um sistema de produto.”

Cássia Ugaya, professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, definiu de forma simples e direta o conceito de ACV: “É uma técnica que avalia os impactos ambientais desde a extração dos recursos naturais até o descarte final de um produto ou serviço”. A partir de exemplos práticos, mostrou como a ACV está presente em todas as situações cotidianas e como é importante atentar-se para aspectos que parecem detalhes, mas que são imprescindíveis, como os rótulos das embalagens dos produtos.

Mais informações sobre o projeto ACV de A a Z serão divulgadas neste site e em suas páginas oficiais no Facebook e no Linkedin.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn