Curso ACV para o setor Agropecuário na EMBRAPA, em Jaguariúna

Publicado dia 04/04/2018

O curso é destinado à pessoas que atuem em ACV no setor agropecuário

Com objetivo de capacitar pessoas na técnica de ACV aplicada a produtos agrícolas, será realizado entre os dias 28 e 30 de maio o curso ACV para o setor Agropecuário, como parte do programa de conscientização e treinamento ACV de A a Z.

No primeiro dia do evento serão discutidos a regionalização de conjuntos de dados de ICV para produtos agrícolas, caracterização e representatividade, a definição de objetivo e escopo em ACV, a adequação dos dados ao escopo, ACV de sistemas agropecuários complexos e uma abordagem sobre Inventários (saídas do sistema, processo de produção, emissões, mudanças de uso de terra).

No dia 29 serão abordados aspectos como pegada hídrica e de carbono em produtos agrícolas, ACV da pecuária bovina e estudos de caso (fase agrícola e industrial) de ACV em cana-de-açúcar e derivados.

O último dia é reservado para compartilhamento de experiências do projeto ecoinvent ICVAgroBR, em que serão apresentados relatos de ICVs de cana e derivados, grãos, manga, eucalipto, pecuária, além de práticas de edição e submissão de conjunto de dados ao ecoinvent.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui.

Para mais informações, acesse o site da EMBRAPA Meio Ambiente.

ACV para o setor Agropecuário
28 a 30 de maio/2018, das 9h às 17h
Embrapa Meio Ambiente
Rodovia SP-340, Km 127,5, Tanquinho Velho, Jaguariúna, SP
Auditório Paulo Kitamura – sala B

Crédito da imagem: Eduardo Caierão/EMBRAPA