Especialista em ACV do IBICT representa instituição em eventos na Bélgica

Publicado dia 23/04/2018

Thiago Rodrigues participará em encontro sobre Pegada Ambiental e do lançamento da GLAD.

O especialista em Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Thiago Rodrigues, está em Bruxelas (Bélgica) representando a instituição na Final Conference of the Environmental Footprint Pilot Phase (Conferência Final da Pegada Ambiental – Fase Piloto), que acontece de 23 a 26 de abril.

Na conferência serão discutidos resultados, experiências e lições aprendidas da fase piloto para desenvolver um método harmonizado a fim de calcular a pegada ambiental de produtos e organizações. Os participantes discutirão desafios e oportunidades associados à essa ferramenta: regras comuns para medir impactos, reduzir custos das empresas e estimular a concorrência justa.

O evento ainda fará um balanço da jornada da Pegada Ambiental e pretende explorar possíveis aplicações futuras para seus métodos, observando também o contexto mais amplo da economia circular.

Já nos dias 25 e 26,Thiago participa do 6th Meeting of the International Forum on LCA Cooperation (6ª Reunião do Fórum Internacional de Cooperação em ACV) para o lançamento da rede Global LCA Data Access (GLAD ), uma rede que conta com a participação de instituições e empresas de onze países e que visa permitir a interoperabilidade de estudos de Inventário do Ciclo de Vida.

O IBICT foi a primeira instituição a presidir a rede e foi sede do encontro em 2016. O evento pretende identificar os principais desafios e oportunidades em relação a GLAD, quais são os prós e contras em estender o escopo do GLAD além dos dados de ACV e quais são as principais áreas que usuários da rede gostariam de ver como atividades futuras como, por exemplo, a nomenclatura e metadados.