Ministério do Meio Ambiente recebe curso de Introdução à Avaliação do Ciclo de Vida

Publicado dia 19/02/2016

Nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2015, o especialista em Avaliação do Ciclo de Vida do Programa de ACV do Ibict, Thiago Oliveira Rodrigues, ministrou o curso de Introdução à Avaliação do Ciclo de Vida no Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2015, o especialista em Avaliação do Ciclo de Vida do Programa de ACV do Ibict, Thiago Oliveira Rodrigues, ministrou o curso de Introdução à Avaliação do Ciclo de Vida no Ministério do Meio Ambiente (MMA). Dentre os participantes, haviam funcionários de setores estratégicos do MMA, pesquisadores do Laboratório de Produtos Florestais do Serviço Florestal Brasileiro (LPF/SFB), além de um servidor do Banco do Brasile de um membro do corpo de bombeiros.

Rodrigues considera que o principal propósito do curso é a sensibilização de pessoas dedicadas à causa ambiental que poderão promover a ACV em suas instituições. Espera-se destes servidores sensibilizados em ACV “que repliquem a importância da ferramenta e do Pensamento do Ciclo de Vida (PCV), e desta forma, incorporem o PCV na elaboração de políticas públicas sustentáveis.”

O Analista Ambiental do Departamento de Produção e Consumo Sustentável (DPCS) da Secretaria de Articulação, Alan Ainer Boccato Franco, relatou que:

o curso dará maior capacidade técnica na elaboração de pareceres que envolvam a temática, além de “maior consistência ao escrever textos e documentos em que fazemos referência ao Ciclo de Vida como perspectiva elementar para as ações em Produção e Consumo Sustentáveis”.

Além disso, Franco mencionou, entre os benefícios do curso, a “incorporação dos resultados de estudos de ACV nas análises e textos elaborados pelo MMA e nas tomadas de decisão do órgão”.

O curso é gratuito e tem como objetivo sensibilizar o participante sobre os benefícios de incorporar o Pensamento do Ciclo de Vida em seus processos cotidianos. A oferta de cursos relacionados à temática da ACV faz parte dos serviços oferecidos pelo projeto de ACV do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.