Acesse os anais do VI Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida

Publicado dia 03/09/2018

Ao todo foram submetidos 251 trabalhos, sendo 85 apresentações orais e 152 apresentações em formato pôster.

VI Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida (GCV2018) aconteceu em Brasília em junho de 2018 com o tema “Gestão da Informação Tecnológica para Sustentabilidade”. O evento foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e pela Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV), com cooperação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Ao todo foram submetidos 251 trabalhos, que passaram por um processo rigoroso de revisão e resultaram em 85 apresentações orais e 152 apresentações em formato pôster. Os artigos aceitos foram distribuídos da seguinte forma: 40% foram Estudos de Caso de ACV, seguido por Métodos e Modelos de Avaliação do Impacto do Ciclo de Vida (AICV) com 16%, Inventário do Ciclo de Vida (ICV) e Bancos de Dados representaram 10% dos artigos, 8% foram Tópicos Especiais, 7% foram artigos sobre ACV e Políticas Públicas, 6% Economia Circular, 5% Gestão do Ciclo de Vida nas Organizações, 4% Comunicação e Rotulagem Ambiental, 4% ACV Social e com até 1% apareceram Ecodesign e Custeio do Ciclo de Vida (CCV).

Além de artigos nacionais, 10% dos artigos submetidos possuem origem estrangeira (Argentina, Bélgica, Canadá, Cuba, Chile, Colômbia, Dinamarca, México, Portugal e Suíça), o que mostra que o GCV tem se tornado um congresso de interesse também para a comunidade internacional.

O GCV2020 vai acontecer em Gramado (RS) e será organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Para acessar os anais do GCV2018, clique no link abaixo:

Download: Anais do GCV2018