Embrapa realiza a 4ª edição da Capacitação em Avaliação do Ciclo de Vida

Publicado dia 23/10/2018

Evento acontece em 30 de novembro, das 9 às 17h30, em Campinas (SP).

As inscrições para a 4ª edição do Curso de Capacitação na Metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) no Contexto do Programa RenovaBio já estão abertas. O evento, destinado a profissionais interessados em conhecer a RenovaCalc – ferramenta base para a determinação da Intensidade de Carbono de Biocombustíveis, ocorrerá em Campinas, SP na Casa do Professor Visitante da Unicamp, em 30 de novembro das 9 às 17h30.

Realizado pela Embrapa Meio Ambiente, pela Fundação Espaço ECO® – FEE e pela Agroicone, com a participação de instrutores colaboradores da Unicamp, o curso, que obteve ampla aceitação desde sua primeira edição, tem como objetivo compartilhar conhecimento e estimular a produção sustentável de biocombustíveis.

Segundo a pesquisadora Marília Folegatti Matsuura, a Embrapa Meio Ambiente, a Unicamp, o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e a Agroicone estabeleceram o protocolo de avaliação de desempenho ambiental de biocombustíveis para o programa RenovaBio, em atendimento à demanda do Ministério das Minas e Energia (MME). “Trata-se de uma oportunidade para esclarecimentos sobre a metodologia de ACV para a contabilidade da intensidade de carbono de biocombustíveis, com ênfase na categoria de impacto de Mudanças Climáticas, aplicável ao etanol, biodiesel, bioquerosene e biometano”.

“A RenovaCalc mensura as emissões de Gases de Efeito Estufa do ciclo de vida dos biocombustíveis, gerando um índice de desempenho em g CO2eq/MJ de biocombustível. Logo, aqueles que apresentarem processos produtivos com menos emissão de carbono terão acesso a maior volume de créditos de descarbonização, os CBIOs”, destaca Marcelo Moreira, sócio da Agroicone.

A gerente de Sustentabilidade Aplicada da Fundação Espaço ECO, Juliana Silva destaca que “do ponto de vista de diferencial competitivo, a Avaliação do Ciclo de Vida tem sido utilizada por organizações para avaliarem a performance de seus produtos e o atendimento à atual demanda do mercado em termos de sustentabilidade, orientando os gestores nas tomadas de decisão”.

Nilza Patrícia Ramos, também pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e instrutora do curso, destaca que o treinamento priorizará atividades práticas, para que os participantes se familiarizem com a operação da RenovaCalc.

Sobre o curso

Conteúdo

  • Introdução à problemática: mudanças climáticas, NDCs e RenovaBio;
  •  Avaliação do ciclo de vida: conceito, normas técnicas de referência (ISO), fases da ACV, categoria de impacto de mudanças climáticas;
  •   Mudança de uso da terra e intensidade de carbono no RenovaBio e na regulação internacional de biocombustíveis;
  •  A RenovaCalc: referencial metodológico e passos para a geração do índice de intensidade de carbono;
  •  Da teoria à prática: como inserir os dados brutos na RenovaCalc;
  • Explorando a RenovaCalc: da teoria à prática – como inserir os dados brutos na calculadora, interpretação dos resultados obtidos e análise de sensibilidade.

Local

Casa do Professor Visitante da Unicamp (CPC) – Avenida Érico Veríssimo, 1251 – Cidade Universitária, Barão Geraldo – Campinas (SP)

Informações úteis, vagas disponíveis e inscrições

As vagas são limitadas a 30 participantes e a pré-inscrição pode ser feita neste link: bit.ly/renovacalc4    Valor: R$ 800,00.

O conteúdo e as informações complementares estão disponíveis em: https://www.embrapa.br/meio-ambiente/cursos

Todos os pré-inscritos receberão, por e-mail, as orientações para acesso à FAPED – fundação responsável pela administração dos recursos financeiros desta capacitação.

Mais informações e dúvidas, entre em contato pelo telefone (19) 3311.2610 ou envie uma mensagem para cnpma.eventos@embrapa.br

Os participantes deverão levar notebook com versões do Excel a partir de 2010 (compatíveis com a RenovaCalc).

Com informações de Eliana Lima 
Fonte: Embrapa Meio Ambiente