IBICT participa da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado dia 25/10/2018

Equipe de ACV marcou presença no evento com cartilha sobre Pensamento do Ciclo de Vida

De 15 a 21 de outubro, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) participou da 15ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o maior evento do setor no Brasil. O objetivo é chamar a atenção dos brasileiros para a importância da pesquisa científica e mostrar a ciência produzida no País.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, participou da cerimônia de abertura, que aconteceu em Brasília (DF). Para ele, o evento estimula a curiosidade pelo saber. “Essa semana representa para as crianças e jovens a oportunidade de conviver com o conhecimento e com isso , despertar o talento e a vontade de fazer ciência”.

Durante o período, a SNCT realizou atividades em mais de 1.200 municípios. O principal evento ocorreu em Brasília, na feira distribuída por 40 mil metros quadrados no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. O espaço abrigou atividades de popularização da ciência promovidas por 80 instituições. “As instituições que estão aqui são a voz da sociedade”, disse Kassab.

Realizada nacionalmente desde 2004, a SNCT é coordenada pelo MCTIC e conta com a colaboração de empresas e órgãos públicos, escolas, fundações de apoio, institutos de pesquisa, museus e  universidades.

Informação como vetor de desenvolvimento

O IBICT esteve presente na feira de Brasília com um estande, onde divulgou seus projetos, como o de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e o Canal Ciência. Cecília Leite, diretora do instituto, acredita que a SNCT conecta diferentes públicos. “Ela coloca na agenda do povo brasileiro a questão da ciência, da tecnologia e da inovação, que para muitos ainda parece distante. E para aqueles que fazem parte desse universo, essa é uma possibilidade de troca de experiência e de visibilidade de trabalhos. Tudo isso em uma dinâmica que movimenta o conhecimento, a aprendizagem e o próprio desenvolvimento.”

O tema deste ano da SNCT é “Ciência para a redução das desigualdades”, inspirado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo Cecília Leite, a Ciência da Informação possui um papel importante para a inclusão social. “O que você faz sem informação? O acesso à informação é fundamental para a cidadania. E para o fazer científico acontecer, muita coisa se perde se não tiver a informação organizada e capaz de se integrar com outras para gerar novos aprendizados”.

A diretora aponta ainda que a gestão da informação sempre foi importante para a humanidade. “Na Antiguidade, um dos expoentes do conhecimento humano foi a Biblioteca de Alexandria”, relembra.  Atualmente, o Brasil é um dos maiores produtores de artigos científicos no mundo. Cecília acredita que a ciência brasileira deveria contar com a contribuição de todos os registros de conhecimento. Ela também ressalta os desafios do mundo contemporâneo, como a inclusão digital e o fenômeno das Fake News, as notícias falsas que afetam toda a sociedade.

A equipe de ACV, que pertence à Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos (COTEA), distribuiu a cartilha educativa “O Pensamento do Ciclo de Vida: uma história de descobertas”, que tem o objetivo de proporcionar uma base para que o Pensamento do Ciclo de Vida e as noções de consumo consciente se façam presentes entre crianças e adolescentes.

Além da distribuição do material, a equipe conversou com os visitantes do evento, em sua maioria estudantes de ensino fundamental e médio, sobre a importância da conscientização em relação à preservação do meio ambiente e sobre a escolha de produtos mais sustentáveis.

Com informações de Carolina Cunha/Núcleo de Comunicação Social do IBICT e Lucas Guedes/COTEA