LALCA passa a ser indexada pelo Portal de Periódicos da CAPES

Publicado dia 11/12/2018

Publicação figura entre mais de 45 mil periódicos nacionais e internacionais e se torna mais acessível aos pesquisadores no tema de ciclo de vida

Revista Latino-Americana em Avaliação o Ciclo de Vida – LALCA, editada pelo projeto de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) é orientada à divulgação de estudos originais sobre ACV na América Latina e/ou de autores latino-americanos, com o objetivo de levar ao público interessado informações sobre seus benefícios e se integrar aos conceitos e práticas no cotidiano.

O acesso à revista é aberto e está disponível para leitura e download desde seu lançamento. Agora a LALCA está indexada no portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Natashe Vechi, coordenadora editorial da LALCA, explica que o primeiro passo foi entrar em contato com a CAPES para solicitar informações sobre as condições de cadastro de periódicos no Portal. “Foram encaminhados os dados do periódico (ISSN, site, corpo editorial, política de acesso e diretrizes de publicação). A resposta foi bem rápida, 2 dias. Aliado ao processo de disseminação do nosso periódico, está também o fortalecimento da Avaliação do Ciclo de Vida nos programas de pós-graduação”. A pesquisadora diz ainda que, além do cadastro da revista LALCA no portal de Periódicos CAPES, o Ibict  agora também tem seu periódico na Plataforma Sucupira, onde os professores coordenadores de programas de pós-graduação fazem a inclusão da produção científica publicadas na LALCA. Consequentemente, estes programas de pós-graduação são avaliados e qualificados.

Para o coordenador de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos (COTEA), Tiago Braga, a indexação da revista no portal de periódicos da Capes a LALCA ganha enorme visibilidade, uma vez que passa a ser indexada por um dos mais importantes mecanismos de disseminação da ciência no País. “Esse é o primeiro passo para que a revista receba o Qualis, que é um índice de qualidade das publicações científicas definido de acordo com critérios do Ministério da Educação”.

Thiago Rodrigues, coeditor científico da revista ressalta que, ao ingressar no Portal de Periódicos da CAPES, a LALCA passa a figurar entre mais de 45 mil periódicos nacionais e internacionais e se torna mais acessível aos pesquisadores no tema de ciclo de vida. Os programas de pós-graduação passam a ter a opção de uma revista internacional de acesso livre, a qual podem indicar a seus discentes e fazer avançar a produção técnico-científica sobre ACV no Brasil e na América Latina.