CNPq lança chamada para apoiar projetos focados em Inventário do Ciclo de Vida

Publicado dia 28/12/2018

O objetivo é alimentar o Banco Nacional de Inventários de Ciclo de Vida (SICV Brasil) com ICVs representativos da economia brasileira. Os projetos podem ser submetidos até o dia 22 de fevereiro de 2019.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou chamada que visa apoiar a execução de projetos de pesquisa focados na construção de Inventário do Ciclo de Vida, o ICV. O objetivo é alimentar o Banco Nacional de Inventários de Ciclo de Vida (SICV Brasil) com ICVs representativos da economia brasileira e que estejam em concordância com os preceitos da Bioeconomia, alinhados com as diretrizes do Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida. Os projetos podem ser submetidos até o dia 22 de fevereiro de 2019.


Veja aqui a Chamada na íntegra.

O ICV é uma etapa da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), técnica normatizada que se dedica a compilar valores, dados e metadados relativos ao ciclo de vida de um produto, desde a extração de matérias-primas, passando pela produção, distribuição e consumo, até o descarte final. No ICV, os valores de massa e energia envolvidos direta e indiretamente em todas as fases da produção de um bem ou serviço são levantados e em uma etapa posterior são representados em impactos ambientais.

Portanto, uma base de dados com ICV de produtos nacionais é condição primordial não só para evidenciar como estamos gerindo nossos recursos – se essa gestão é eficiente ou quanto falta para ser -, mas também para possibilitar a elaboração de estratégias para alcançar o desenvolvimento nacional sustentável.

Essa iniciativa proporciona um conhecimento importante para apoiar as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e garantir a implementação bem sucedida da agenda 2030.

 

Fonte: CNPq

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn