Veja nova listagem de inventários antes de participar da Chamada MCTIC/CNPq Nº 40/2018

Publicado dia 06/02/2019

Acesse aqui as listas de datasets gerados e submetidos ao banco de dados Ecoinvent

Pesquisadores interessados em submeter propostas à Chamada MCTIC/CNPq Nº 40/2018 – Apoio à produção de inventários de Avaliação de Ciclo de Vida devem estar atentos à listagem de novos inventários informados pelo SICV Brasil. A lista é composta por inventários construídos com o apoio da chamada de propostas do programa Sustainable Recycling Industries (SRI) em parceria com o Ecoinvent, realizada em 2016. Os inventários representam produtos do setor agropecuário e da construção civil.

Conforme o edital do CNPq, um dos objetivos da chamada é realizar Inventários de Ciclo de Vida (ICV) em consonância com as diretrizes do Guia Qualidata do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Os ICV devem conter processos unitários/elementares (não agregados), não sendo aceitos inventários baseados em adaptações de dados existentes em de bases estrangeiras. As propostas apresentadas ao edital precisam contemplar a construção de inventários de base não constantes no Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida – SICV Brasil.

“Sendo assim, a recomendação é que os pesquisadores que forem submeter propostas ao edital do CNPq verifiquem também os novos inventários presentes na listagem dos inventários produzidos por meio da chamada SRI/Ecoinvent, para que não tenham seus projetos desclassificados”, alerta Thiago Rodrigues, especialista em ACV do Ibict.

A finalidade principal da chamada do CNPq é apoiar a execução de projetos de pesquisa focados na construção de inventários do ciclo de vida de produtos, visando alimentar o Banco Nacional de Inventários de Ciclo de Vida (SICV Brasil) com ICVs representativos da economia brasileira e que estejam em concordância com os preceitos da Bioeconomia, alinhados com as diretrizes do Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os projetos podem ser submetidos ao CNPq até o dia 22 de fevereiro de 2019. 

Sobre o Ecoinvent: O Ecoinvent é gerenciado pelas instituições suíças Agroscope, Empa, ETH Lausanne, ETH Zurich e The Paul Scherrer Institute, constituindo-se como o principal e mais completo banco de dados internacional de inventários de ciclo de vida. O Ecoinvent reúne milhares de conjuntos de dados, atendendo a mais de seis mil usuários. O banco abrange inventários para produtos agrícolas, florestais e agroindustriais. 

Sobre o ICV: O ICV é uma etapa da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), técnica normatizada que se dedica a compilar valores, dados e metadados relativos ao ciclo de vida de um produto, desde a extração de matérias-primas, passando pela produção, distribuição e consumo, até o descarte final. No ICV, os valores de massa e energia envolvidos direta e indiretamente em todas as fases da produção de um bem ou serviço são levantados e em uma etapa posterior são representados em impactos ambientais.

Veja aqui a chamada do CNPq na íntegra.


Acesse AQUI a lista de datasets gerados e submetidos ao banco de dados Ecoinvent pelo projeto ICVAgroBR.

 


Acesse AQUI a lista de datasets desenvolvidos para a base de dados Ecoinvent, no âmbito do projeto SRI de produtos de construção.