IBICT convida pesquisadores a colaborarem com o questionário “Inventário para ACV no Brasil”

Publicado dia 29/03/2019

Um dos objetivos do questionário é mapear o perfil dos especialistas atuantes em ACV no Brasil

O Grupo de Trabalho “Rota Estratégica de Base de Dados Nacional de Avaliação do Ciclo de Vida” convida a comunidade científica para o preenchimento de um questionário sobre o inventário para Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) no Brasil. O objetivo do questionário é mapear o perfil dos especialistas atuantes em ACV, bem como construir um panorama sobre datasets/inventários para ACV no país.

As informações coletadas por meio do questionário são confidenciais e serão apenas divulgadas de forma agregada. Das reuniões, discussões e levantamento de dados realizados pelo GT nos próximos meses, tais como o questionário “Inventário para ACV no Brasil”, resultará o documento “Rota Estratégica de Base de Dados Nacional de Avaliação do Ciclo de Vida”, que ficará disponível para consulta pública a partir do dia 7 de junho.

Sobre o GT: O GT “Rota Estratégica de Base de Dados Nacional de Avaliação do Ciclo de Vida” é composto por profissionais e pesquisadores de várias instituições brasileiras de referência no tema de ACV, como Cássia Ugaya (UTFPR), Tiago Braga e Thiago Rodrigues (Ibict), Cristiane Sampaio (Inmetro), Marília Follegatti (Embrapa), Gil Anderi (ABCV) e Luiz Gustavo Ortega (Rede ACV).

Além disso, o grupo está conectado com o projeto “Development of National LCA Database Roadmaps and further development of the Technical Helpdesk for National LCA Databases”, que é financiado pela Comissão Europeia e comissionado pela UN Environment e The Life Cycle Initiative.

O grupo internacional é liderado por Carl Vadenbo (ecoinvent Association, Suíça), e o consórcio formado por Cássia Ugaya (Gyro/UTFPR), Ángel Ramírez (Escuela Superior Politécnica del Litoral; Escuela Politécnica Nacional; Ministry of Environment; Conservación Internacional Ecuador), Rajesh Biniwale (National Environmental Engineering Research Institute, Índia), Sanjeevan Bajaj (consultor independente, Índia), Pippa Notten (University of Cape Town, África do Sul), Samantha Kumarasena (National Cleaner Production Centre Sri Lanka) e Paul Walakira (Uganda LCA Network).

Clique aqui para acessar o questionário.