Edição completa da LALCA está disponível para leitura e download

Publicado dia 02/05/2019

As submissões de artigos estão abertas continuamente. Saiba como participar da próxima edição.

Está disponível para leitura e download a edição completa do primeiro número do segundo volume da Revista Latino-Americana em Avaliação do Ciclo de Vida, a LALCA, com quatro artigos em diferentes abordagens sobre Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).

O primeiro texto, Revisão das considerações metodológicas utilizadas nos estudos ambientais com abordagem de ciclo de vida sobre a produção de microalgas com fins energéticos, de Paula Daniela Rodríguez, Alejandro Pablo Arena, Bárbara María Civit, Roxana Piastrellini (Grupo CLIOPE, Universidad Tecnológica Nacional, Facultad Regional Mendoza, Argentina), tem como objetivo encontrar os principais aspectos que dificultam a comparação dos resultados de diversos estudos com abordagem de ciclo de vida de sistemas de produção de microalgas com fins energéticos, e propor recomendações que permitam harmonizar as escolhas metodológicas de futuros estudos.

Já Rodolfo Bongiovanni (Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria, Córdoba) e Leticia Tuninetti (Instituto Nacional de Tecnología Industrial. Centro Regional Córdoba), buscaram conhecer os impactos ambientais gerados na produção de uma uma calça Jeans produzida na Argentina, através da ACV e detectar pontos críticos onde acontecem as principais contribuições para estes impactos com o artigo Avaliação do Ciclo de Vida de um Jeans produzido na Argentina. O estudo identifica os pontos críticos da cadeia, sendo um avanço na informação disponível para o setor algodoeiro argentino, que tenta fazer mais eficientes seus processos, sob uma perspectiva de sustentabilidade.

César Terán (Sócio-fundador e investigador de Himmel Sustainability Research) participa com o texto Impactos sociais dos aspargos no Peru: Identificação e avaliação de impactos sociais na fase de processamento de aspargos brancos frescos em La Libertad (Peru), utilizando a técnica de Avaliação do Ciclo de Vida Social (S-LCA), um estudo de caso de identificação e avaliação de impactos sociais na produção de aspargos brancos frescos no Peru, com a participação de uma empresa líder do setor de agroexportação.

Em Análise de impacto no ciclo de vida de um sistema de gerenciamento de resíduo sólido municipal: estudo de caso em um município no sul do Brasil, os pesquisadores Adan William da Silva Trentin, Adilson Moacir Becker Jr., Ênio Leandro Machado, Pâmela Andréa Mantey dos Santos, Adriane de Assis Lawisch Rodriguez e  Diosnel Antonio Rodriguez Lopez  desenvolveram um estudo de Avaliação do Ciclo de Vida de um Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) a fim de dar suporte a tomada de decisões para futuros cenários de gestão de resíduos.

Lembramos que as submissões para a LALCA são contínuas e analisadas por uma equipe multidisciplinar de especialistas, observando os princípios do rigor científico e a qualidade da pesquisa e podem ser realizadas pelo site da revista. Após um breve cadastro, é preciso verificar se o trabalho está em acordo com o escopo da revista e seguir os próximos passos explicados no momento da submissão. Serão aceitos artigos em língua portuguesa, língua espanhola, ou em língua inglesa, com resumos nas três línguas, obrigatoriamente.

Para ter acesso à LALCA e submeter seu trabalho, clique aqui.