LALCA: nova edição da revista traz mais dois artigos inéditos

Publicado dia 29/05/2019

Revista aceita artigos em língua portuguesa, língua espanhola, ou em língua inglesa.

O Brasil é considerado o sexto maior produtor de Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado (OLUC), com uma produção anual de cerca de um bilhão de litros. A falta de um inventário do ciclo de vida do OLUC é o principal problema de desenvolvimento de estudos de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) de sua produção no Brasil.

Esta questão deu origem ao artigo Inventário de Ciclo de Vida de óleos lubrificantes usados ou contaminados na Região Sul do Brasil, de Malaquias Zildo António Tsambe, Cássio Florisbal de Almeida, Cássia Ugaya e Luiz Fernando de Abreu Cybis, publicado na mais nova edição (volume 2, número 2) da Revista Latino-Americana em Avaliação do Ciclo de Vida, a LALCA.

Outro artigo inédito publicado na nova LALCA trata da Avaliação do Ciclo de Vida de materiais cimentícios utilizados no Brasil: estudo para argamassas, graute e bloco de concreto, de Lucas Rosse Caldas e Romildo Dias Toledo Filho.

O trabalho apresenta os impactos ambientais, segundo o método CML-IA baseline, dos principais materiais cimentícios utilizados no Brasil, como argamassas simples para chapisco, argamassas mistas para assentamento e revestimento, graute para alvenaria estrutural e blocos de concreto.

As submissões para a LALCA são contínuas e analisadas por uma equipe multidisciplinar de especialistas, observando os princípios do rigor científico e a qualidade da pesquisa e podem ser realizadas pelo site da revista. Após um breve cadastro, é preciso verificar se o trabalho está em acordo com o escopo da revista e seguir os próximos passos explicados no momento da submissão. Serão aceitos artigos em língua portuguesa, língua espanhola, ou em língua inglesa, com resumos nas três línguas, obrigatoriamente.

Para ter acesso à LALCA e submeter seu trabalho, clique aqui.