Conheça o eBook “Guia Básico de Análise de Ciclo de Vida”

Publicado dia 07/08/2019

O eBook foi criado pela EnCiclo com o objetivo de difundir e ajudar as empresas a implementarem a Avaliação do Ciclo de Vida

A EnCiclo Soluções Sustentáveis relançou com novo layout e conteúdo o eBook “Guia Básico de Análise de Ciclo de Vida (ACV)”. O eBook foi criado pela EnCiclo com o objetivo de difundir e ajudar as empresas a implementarem a Avaliação do Ciclo de Vida.

“O guia surgiu a partir da proposta de disponibilizar um material inicial sobre ACV que fosse de fácil entendimento, portanto, um pouco menos técnico do que outras publicações. É um guia direto e facilmente entendível. São os parâmetros iniciais para que as pessoas possam conhecer as etapas e as normas da ACV e depois, é claro, quem quiser se aprofundar a respeito poderá continuar seus estudos a respeito”, explica Guilherme Zanghelini, sócio diretor da EnCiclo Soluções Sustentáveis.

Conforme detalhado pelo eBook, a ACV é uma ferramenta de gestão ambiental focada em produtos e serviços. Por esse motivo, ao contrário da maioria das ferramentas de gestão ambiental, a ACV leva em consideração todas as etapas ao longo da vida de um produto.

Assim, muitas vezes, o conhecimento necessário para realizar uma ACV vai além das fronteiras de apenas uma organização. Todas estas diferentes etapas são chamadas de ciclo de vida do produto, que incluem extração/produção de matérias-primas, distribuição, uso, destinação final, entre outras.

Exatamente nesse contexto é que o eBook pode ajudar empresas a descobrirem como a ACV colabora para entender melhor sua cadeia produtiva, bem como explicar a metodologia de Análise de Ciclo de Vida, suas normas, etapas, impactos e diferentes aplicações.

O eBook está disponível no site da EnCiclo Soluções Sustentáveis e pode ser baixado clicando aqui.

Sobre a EnCiclo: A EnCiclo Soluções Sustentáveis é uma empresa de consultoria em sustentabilidade, com seu core business voltado para projetos de ACV, economia circular e apoio à decisão em sustentabilidade. A EnCiclo é uma empresa associada da Rede Empresarial Brasileira de Avaliação do Ciclo de Vida (Rede ACV) e é uma das empresas de consultoria para Declaração Ambiental de Produto (EPD) listadas pelo EPD® System.