Convite: lançamento da “Rota Estratégica para Banco de Dados em ACV”

Publicado dia 27/08/2019

Durante o lançamento, participarão representando o IBICT os especialistas em Avaliação do Ciclo de Vida Thiago Rodrigues e Tiago Braga

A Secretaria de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (SEFAE/MCTIC), promoverá, no dia 29 de agosto, no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o evento Economia Circular e Análise de Ciclo de Vida: lançamento da “Rota Estratégica para Banco de Dados em ACV” e do projeto de assistência técnica “Mapa do Caminho para a Economia Circular no Brasil”.

Rota Estratégica para Banco de Dados em Análise de Ciclo de Vida (ACV): O MCTIC, visando à construção de políticas públicas voltadas à sustentabilidade, cooperou com a Rota ACV para a construção do documento “Rota Estratégica para Banco de Dados em ACV”, que será lançado durante o evento, atendendo às demandas dos setores governamental, empresarial, acadêmico e da sociedade civil. São parceiros da iniciativa a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com apoio do MCTIC, Rede ACV e Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV).

O documento foi disponibilizado para consulta pública desde o mês de junho e é resultado do Grupo de Trabalho “Rota Estratégica de Base de Dados Nacional de Avaliação do Ciclo de Vida”. O GT é composto por profissionais e pesquisadores de várias instituições brasileiras de referência no tema de ACV, como Cássia Ugaya (UTFPR), Tiago Braga e Thiago Rodrigues (Ibict), Cristiane Sampaio (Inmetro), Marília Follegatti (Embrapa), Gil Anderi (ABCV) e Luiz Gustavo Ortega (Rede ACV).

Durante o lançamento, participarão representando o IBICT os especialistas em Avaliação do Ciclo de Vida Thiago Rodrigues e Tiago Braga.

Mapa do Caminho para a Economia Circular no Brasil: O projeto de assistência técnica “Mapa do Caminho para a Economia Circular no Brasil” visa identificar e desenvolver um mapa atualizado dos principais atores interessados, iniciativas públicas e privadas, bem como barreiras e lacunas, que servirão para desenvolver um roteiro setorial ou específico para a implementação de uma Economia Circular. Orientando este roteiro está a relação entre as mudanças climáticas e a economia circular. Este roteiro servirá, no futuro, para criar novos negócios, realizar transferências de tecnologia, gerar empregos de qualidade e combater as mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que contribui para o atingimento das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Agência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial – UNIDO atua como agência implementadora do projeto promovido pelo Centro de Transferência de Tecnologia Climática – CTCN/UNFCCC, do qual o Brasil faz parte por meio da Coordenação-Geral do Clima do MCTIC. O projeto está sendo realizado também no México, Chile e Uruguai.

Clique aqui para acessar a programação do evento.

Ou clique aqui para se inscrever.