Ibict promove encontro de autoridades em Avaliação de Ciclo de Vida e Economia Circular

Publicado dia 06/09/2019

A reunião aconteceu no dia seguinte ao lançamento da Rota Estratégica para Banco de Dados em ACV.

Na manhã da última sexta-feira (30/08) especialistas em Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e em Economia Circular se reuniram na sede do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) para discutir a integração de conhecimentos. O apoio entre o Ibict, organizações da sociedade civil, o meio acadêmico e organizações governamentais visa estabelecer uma infraestrutura informacional capaz de apoiar processos de desenvolvimento sustentável.

Na ocasião, o Ibict foi representado por Marcel Garcia Souza, Coordenador de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos e por Tiago Braga, Coordenador Geral de Tecnologias da Informação e Informática. Estiveram presentes na reunião Kevin de Cuba e Alexandre Gobbe, responsáveis por apresentar o Mapa do Caminho para a Economia Circular no Brasil; Cássia Ugaya, professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Marília Folegatti, pesquisadora da Embrapa e Cristiane Sampaio, pesquisadora do Inmetro.

Na visão de Tiago Braga, o apoio mútuo entre as metodologias de Avaliação de Ciclo de Vida e de Economia Circular é fundamental para os avanços de ambas, visto que são complementares. “Ao aproveitar a infraestrutura informacional que o IBICT desenvolveu para trabalhar com ACV, a Economia Circular será fortalecida e o país só tem a ganhar na busca pela sustentabilidade”, avalia o coordenador.

Kevin de Cuba, Presidente da Plataforma de Economia Circular en las Américas, acrescentou que o objetivo da parceria é garantir que não somente as empresas, mas a sociedade civil se beneficie: “Confirmamos a importância das metodologias de Life Cycle Assessment para identificar oportunidades, avanços e estabelecer prioridades”.

Alexandre Gobbe, por sua vez, frisou que o desenvolvimento do Mapa do Caminho para a Economia Circular no Brasil representa uma conquista sem precedentes. “A parceria com o IBICT é de extrema importância. Ao compartilhar o conhecimento que o Instituto desenvolve a respeito da Avaliação do Ciclo de Vida e a sua relação com a economia circular, avançamos na nossa missão”, concluiu o consultor.

Lançamento

A reunião aconteceu no dia seguinte ao lançamento da Rota Estratégica para Banco de Dados em ACV. Promovido pela Secretaria Nacional de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (SEFAE/MCTIC), o evento Economia Circular e Análise de Ciclo de Vida também lançou o projeto de assistência técnica “Mapa do Caminho para a Economia Circular no Brasil”.

Ambos a Rota Estratégica e o Mapa visam o desenvolvimento de um roteiro setorial para a implementação de uma Economia Circular efetiva. Para tanto, MCTIC e parceiros trabalham para identificar e desenvolver um mapa atualizado com detalhamento dos principais atores interessados em promover o desenvolvimento sustentável, bem como iniciativas públicas e privadas, além de barreiras, lacunas e desafios.

Conheça a ACV

O Projeto de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) é uma iniciativa criada para fomentar o desenvolvimento da metodologia de ACV no Brasil por meio de uma infraestrutura de informação que atenda indústria, academia e a sociedade em geral.

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma técnica desenvolvida para mensuração dos possíveis impactos ambientais causados como resultado da fabricação e utilização de determinado produto ou serviço. A abordagem sistêmica da ACV é conhecida como do “berço ao túmulo”, na qual são levantados os dados em todas as fases do ciclo de vida do produto. O ciclo de vida se refere a todas as etapas de produção e uso do produto, relativas à extração das matérias-primas, passando pela produção, distribuição até o consumo e disposição final, contemplando também reciclagem e reuso quando for o caso.

Mariana Lozzi

Coordenação de Articulação, Geração e Aplicação de Tecnologia (Cotec)