Atualização 3.6 do banco de dados da ecoinvent

Publicado dia 20/09/2019

A sexta atualização do banco de dados ecoinvent na versão 3 foi lançada em 12 de setembro de 2019. A versão apresenta mais de 2.200 novos e 2.500 conjuntos de dados atualizados, cobrindo uma variedade de setores, abrangendo mais 247 produtos e expandindo sua cobertura geográfica em vários países e regiões, como Brasil, Colômbia, Gana, Índia, Peru e África do Sul.

Essas atualizações e adições de dados são resultado da participação da associação da ecoinvent em vários projetos e colaborações. Especificamente, muitas atualizações de dados e novas ferramentas disponíveis são o resultado da associação ao Sustainable Recycling Industries (SRI). A versão 3.6 também integra dados atualizados e discriminados sobre a produção de plásticos da PlasticsEurope.

Dados novos e atualizados

Agricultura: A versão 3.6 introduziu atualizações no setor agrícola relacionadas a dados sobre uma variedade de culturas produzidas em diferentes países e regiões. O banco de dados agora inclui: dados sobre a produção de cana-de-açúcar, soja, milho e energia a partir da madeira de eucalipto no Brasil, regionalizados por estado; dados sobre a produção de manga no Brasil; dados sobre diferentes tipos de arroz, caju, berinjela, couve, coentro, pimenta, pimentão e grão de bico na Índia; e dados sobre laranjas, tangerinas, milho, pera e maçã na África do Sul.

A versão 3.6 também inclui dados atualizados sobre criação de animais e, especificamente, criação e crescimento de gado no Brasil e na África do Sul. Diferentes práticas agora representadas no banco de dados de ecoinvent são confinamento, pastagem – incluindo o Pantanal, uma região natural que abrange a maior área tropical do mundo, – e práticas mistas.

Materiais de Construção: O setor de materiais de construção foi atualizado na versão 3.6 no que diz respeito aos dados e cobertura geográfica. Especificamente, o setor agora incorpora novos dados sobre materiais de construção a granel, como areia e cascalho, gesso, reboco, argamassa, tijolos, cimento, clínquer e concreto. Ao mesmo tempo, mais países estão agora representados, incluindo Brasil, Peru, Colômbia, África do Sul e Índia.

Produtos químicos: Após o lançamento da versão 3.6, o banco de dados ecoinvent agora acomoda novos dados sobre a produção de sais solares. Além disso, foram incorporados dados atualizados e discriminados da PlasticsEurope sobre policloreto de vinila, polietileno, polipropileno, ácido tereftálico purificado e tereftalato de polietileno.

Eletricidade: Com a versão 3.6, o banco de dados inclui novos dados sobre produção de eletricidade no Brasil, refletindo cada uma das cinco redes do país, e novos dados sobre geração de eletricidade na Argentina, Colômbia, Peru e África do Sul.

Além disso, todas as associações regionais de consumo de eletricidade foram atualizadas. Como resultado, o banco de dados ecoinvent agora reflete a situação em 2016 para todos os países, exceto para a Suíça, onde as associações de consumo de eletricidade foram atualizadas para refletir a situação em 2017.

Peixes: Após o lançamento da versão 3.6, o banco de dados agora oferece novos dados sobre o suprimento de peixe da Espanha e Namíbia e dados regionais atualizados sobre o suprimento de peixe na Europa.

Metais: O setor de metais foi atualizado com dados recém-coletados sobre mineração e processamento de vários metais no Peru, Índia e África do Sul. As cadeias de suprimento de alumínio europeu também foram revisadas para refletir melhor a situação atual. Além disso, a versão 3.6 inclui novos dados regionalizados, específicos sobre metais, relacionados ao descarte de rejeitos sulfídicos das atividades de mineração e beneficiamento em dezessete países.

Refinarias de petróleo e produtos: Com a versão 3.6, o setor de Refino de Petróleo foi bastante expandido, com novos dados sobre liquefação de carvão na África do Sul e 100 novos conjuntos de dados sobre a produção de uma ampla gama de produtos de petróleo refinado na Índia, Brasil, Colômbia, Peru, África do Sul e Europa. Entre os produtos cobertos estão o diesel; diesel com baixo teor de enxofre; óleo combustível pesado; querosene; óleo combustível leve; gás liquefeito de petróleo; nafta; e gasolina sem chumbo.

Têxteis: O setor de têxteis sofreu uma grande revisão na versão 3.6, com uma variada quantidade de dados regionais adicionados a diversos produtos. Muitos desses dados vieram da participação da associação ao projeto SRI. Além disso, o setor foi atualizado com dados primários da Cotton Inc. para representar atividades globais.

O banco de dados agora oferece novos dados sobre a produção de uma gama expandida de fibras naturais e sintéticas, como algodão orgânico, seda, linho e poliéster. Especificamente, o setor passou a incluir conjuntos de dados que cobrem o seguinte: produção de dados de algodão, linho, juta, kenaf e amoreira; criação de bichos-da-seda (sericultura); fabricação de fios de todos os tipos de fibras; tecelagem e tricô de tecidos; e processos de tingimento e acabamento.

Alojamento Turístico: O banco de dados ecoinvent inclui, pela primeira vez, dados sobre uma ampla variedade de tipos de acomodações turísticas. Com base nos dados primários coletados em cada país, o banco de dados agora inclui conjuntos de dados sobre a construção e a operação de albergues, hotéis econômicos e hotéis de luxo no Brasil e Peru e hotéis sofisticados no Peru, além de vários bens de consumo necessários para a operação das instalações, incluindo móveis e dispositivos eletrônicos.

Transporte: A versão 3.6 introduziu uma atualização substancial do setor de transportes: conjuntos de dados atualizados sobre transporte marítimo e aéreo; conjuntos de dados específicos para transporte a granel e contêiner, com a adição de tipos de navios; novos dados sobre o transporte aéreo de passageiros e mercadorias, trazendo maior resolução dos tipos de aeronaves e distâncias de transporte; e novos dados sobre frete rodoviário e ferroviário na África do Sul e frete ferroviário na Índia.

Tratamento e reciclagem de resíduos: Com a versão 3.6, o setor de Tratamento e Reciclagem de Resíduos foi aprimorado com dados recém-coletados sobre práticas informais de reciclagem em Gana e na Índia. Especificamente, o setor agora oferece uma gama de novos conjuntos de dados sobre: queima aberta de cabos, pneus e aparelhos eletrônicos, como geladeiras, para extrair metais; e reciclagem formal e informal de plásticos de lixo eletrônico na Índia.

Abastecimento de água: O setor de abastecimento de água reestruturado agora cobre uma faixa geográfica mais ampla, com atualizações e novos dados nas regiões examinadas anteriormente e nas novas. Dados novos e atualizados sobre o abastecimento de água canalizada passaram a ser fornecidos para o Brasil, Colômbia, Índia, Peru e África do Sul, enquanto dados sobre o abastecimento de água industrial estão disponíveis para catorze novas geografias.

Além disso, o banco de dados ecoinvent agora distingue entre três tecnologias de irrigação diferentes, irrigação por gotejamento, aspersão e superfície, e hospeda novos dados sobre irrigação em países não cobertos anteriormente, como Colômbia, Marrocos, Peru e África do Sul.

Para mais informações, acesse: https://www.ecoinvent.org/database/ecoinvent-36/new-data-in-ecoinvent-36/new-data-in-ecoinvent-36.html

Fonte: Com informações da ecoinvent