Crianças e adolescentes visitam estande do Ibict na SNCT

Publicado dia 25/10/2019

O jogo “Feche o Ciclo”, que as crianças conheceram no estande do Instituto, é uma iniciativa conjunta da equipe de pesquisadores da ACV do Ibict e do MCTIC

O estande do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) na 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) chamou a atenção da pequena Iasmin Nira, de nove anos. “Achei tudo muito educativo. Aprendi que devemos deixar o planeta mais verde. E aprender a reutilizar”, disse depois de conhecer o jogo “Feche o Ciclo”, que está no estande do Ibict. “A gente pode, por exemplo, reutilizar e trocar brinquedos que não estamos mais utilizando”, complementou Kelly Nicácio, de 10 anos.

Iasmin e Nira são alunas da Escola Classe 02 do Paranoá, local onde fazem o 5º ano do Ensino Fundamental. Colega de sala de Iasmin e Nira, o aluno Alex Rodrigues, de 12 anos, conta que reciclar é importante. “Nós podemos fazer a nossa parte, por exemplo, há muita coisa que as pessoas têm em casa e deveriam doar, como roupas, sapatos e outros objetos de casa”.

O jogo “Feche o Ciclo”, que as crianças conheceram no estande do Instituto, é uma iniciativa conjunta da equipe de pesquisadores da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do Ibict e da Coordenação Geral de Bioeconomia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Além do jogo, as crianças conheceram também as atividades e ganharam brindes do Canal Ciência, com brincadeiras e cartilhas de ciência e tecnologia e uma ação sobre internet, navegação e informação.

Conforme explica Thiago Rodrigues, pesquisador do Ibict, a ideia do jogo é “colaborar para que crianças, adolescentes e adultos conheçam sobre a tomada de decisões na cadeia produtiva, de forma a circularizar o sistema econômico, evitando o desperdício, bem como a preservação de recursos”.

A pesquisadora Juliana Gerhardt, que apresentou o jogo para as crianças, explicou para elas a importância de conhecerem os conceitos de economia circular e ACV: “Se desde crianças elas começam a conhecer sobre assunto, mais cedo elas já começam a aplicar isso em suas vidas e na dos seus familiares. Buscamos explicar para elas sobre o consumo sustentável e os cuidados com o meio ambiente”, explica.

O estande do Ibict estará aberto para o público até o dia 27 de outubro, quando será encerrada a SNCT.

Para consultar a programação completa do evento, acesse: https://snct.mctic.gov.br/programacao.

Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no DF
Participação do Ibict: