CETEM está com processo seletivo aberto para bolsistas (PCI)

Publicado dia 11/11/2019

Inscrições vão até 14 de novembro. Há vagas nas áreas de Economia Circular e Avaliação do Ciclo de Vida, entre outras

O Centro de Tecnologia Mineral – CETEM recebe, até o dia 14 de novembro, inscrições de pesquisadores interessados em apresentarem suas candidaturas às vagas de bolsista no seu Subprograma de Capacitação Institucional, que inclui projetos nas áreas de Economia Circular e Avaliação do Ciclo de Vida, entre outros temas.

A chamada tem por finalidade a seleção de especialistas que contribuam para a execução de projetos de pesquisa no âmbito do Programa de Capacitação Institucional – PCI visando apoiar os Programas de Pesquisa do CETEM, por meio de Bolsa PCI na modalidade D, níveis A, B, C, D, E e F.

O candidato inscrito deve ser brasileiro ou estrangeiro residente e em situação regular no País, ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes atualizado, ter perfil e experiência adequados ao nível de bolsa PCI da proposta, não ter tido vínculo empregatício direto ou indireto ou ter sido aposentado no CETEM, não estar matriculado em cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) e estar disponível para iniciar as atividades em até um mês após a aprovação para a implementação da bolsa.

Além disso, é importante verificar as especificidades de cada área. Para o projeto de Avaliação de Ciclo de Vida de Rochas Ornamentais é preciso ser graduado em engenharia ambiental, de produção, civil ou de materiais, preferencialmente com doutorado ou mestrado em engenharia ambiental ou de produção, ter experiência comprovada em avaliação de ciclo de vida de produtos, com bons conhecimentos em softwares de modelagem dos dados e Avaliação de Impactos, conhecimento em língua inglesa, preferencialmente em nível avançado, e facilidade para se relacionar e trabalhar em grupo.

Caso aprovado, o bolsista irá desenvolver um estudo de Avaliação de Ciclo de Vida de Rochas Ornamentais “do berço ao túmulo” a partir do Inventário de chapas polidas, visando contribuir com o desempenho ambiental e o desenvolvimento sustentável do setor de rochas ornamentais brasileiro.

Já para o projeto de Mineração urbana e economia circular na gestão de equipamentos eletroeletrônicos, será necessário desenvolver sistemas informatizados com foco na gestão da informação e modelagem de sistemas para o gerenciamento de resíduos eletroeletrônicos.

É preciso ter mestrado ou doutorado em Engenharia, Química, Computação, Geologia ou afins, capacidade de trabalho em equipe, dinamismo e iniciativa, inglês, preferencialmente, em nível avançado e espanhol básico. Também é preciso experiência com ferramentas de georreferenciamento e compreensão básica de linguagens de programação (preferencialmente, C, Java ou Phyton) e estruturação de banco de dados, experiência acadêmica em projetos científicos, tecnológicos ou de inovação e publicação de trabalhos em eventos ou revistas científicas conceituadas. Espera-se que o candidato atue no desenvolvimento ou aprimoramento de sistemas informatizados, bem como na coorientação de bolsistas de iniciação científica, na elaboração de propostas de projeto de pesquisa para agências de fomento, na ministração de cursos e colaboração com a supervisão do projeto com foco na área da pesquisa.

As inscrições deverão ser encaminhadas ao CETEM – Centro de Tecnologia Mineral, exclusivamente pelo e-mail ChamadaPCI-04-2019@cetem.gov.br, utilizando-se o Formulário de Inscrição disponível em www.cetem.gov.br/pci.

Para mais informações, clique aqui.