Master in Business Sustainability na Universidade Federal de São Carlos

Publicado dia 21/11/2019

Economia Circular, Design Thinking, Empreendedorismo Socioambiental estão entre as disciplinas

Com o propósito de formar a próxima geração de líderes e executivos que irão conduzir organizações e sociedade ao patamar de sustentável, a Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, lança o Master in Business Sustainability (MBS), com início previsto para março de 2020.

O curso possui 460 horas de duração, sendo 360h de créditos presenciais e 100h de desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, sob a orientação de um professor do curso com encontros presenciais e a distância. Haverá disciplinas como Legislação Socioambiental, Economia Circular, Design Thinking, Empreendedorismo Socioambiental, entre outras.

Entre os principais objetivos estão capacitar e formar lideranças profissionais transformadoras para um futuro de produção e consumo sustentável, contribuir para o desenvolvimento de novos modelos de negócio sustentáveis, auxiliar empresas a gerarem mais valor ao menor impacto socioambiental, inovar por meio da sustentabilidade e contribuir para a formação de profissionais capacitados em temas emergentes, como a ecoinovação e a economia circular.

O público-alvo vai desde profissionais que objetivem inovar por meio da sustentabilidade, desenvolvendo novos modelos de negócios amparados na sustentabilidade como proposta de valor a pessoas que atuem nas mais diversas áreas e que tenham interesse em desenvolver seus conhecimentos com relação à sustentabilidade para empresas, suas interfaces com stakeholders e o acesso a novos mercados emergentes, a partir da implementação na prática das ferramentas aprendidas durante o curso.

A coordenação fica a cargo de André Coimbra Felix Cardoso, responsável final e coordenador geral dessa atividade e Diogo Aparecido Lopes da Silva como coordenador pedagógico. O programa educacional conta ainda com uma equipe multidisciplinar e interdepartamental de gestão e execução dos projetos, composta por docentes, técnicos-administrativo e discentes da UFSCar. Além disso, há pessoas externas à UFSCar convidadas (como ex-alunos da UFSCar e professores de outras Instituições de Ensino e do Mercado) que integram a equipe de trabalho e de suporte ao curso.

Como pré-requisitos para realizar matrícula no curso, o candidato deve ter formação superior concluída, ocupar função correlata ou estar se preparando para ocupar função de gestor de sustentabilidade em empresas ou organizações públicas, privadas ou do Terceiro Setor ou ter o propósito de abrir um negócio sustentável ou, ainda, já ter um negócio próprio que precisa ser adequado a esta nova realidade.

O investimento para realizar o curso é de R$ 29.851, podendo ser parcelado em até 24x de R$ 1.243.

Para mais informações, acesse o site do curso.