Avaliação do Ciclo de Vida é tema do programa Conexão Ciência

Publicado dia 03/05/2016

O pesquisador da Embrapa, Fernando Dias, participou do programa Conexão Ciência. A cada semana, o programa traz especialistas de diferentes áreas do conhecimento. O tema desta edição foi a Avaliação do Ciclo de Vida.

O pesquisador da Embrapa Pantanal, Fernando Dias, participou do programa Conexão Ciência, produzido pela Embrapa e EBC Serviços, exibido pela TV NBR. A cada semana, o Conexão Ciência apresenta especialistas das mais diferentes áreas do conhecimento. O tema desta edição foi a Avaliação do Ciclo de Vida.

Fernando Dias conversou com a repórter Juliana Freire e explicou, de maneira objetiva e didática, os pontos centrais da metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida, “isto é, incluindo toda a extração de matéria-prima, bem como emissões e resíduos gerados pela produção, transporte e disposição final do produto no ambiente”. Ele falou ainda sobre como a ferramenta permite avaliar os impactos que a fabricação e reciclagem de produtos exercem sobre o meio ambiente.

Dias ressaltou ainda que a base do trabalho dos pesquisadores está nos inventários do ciclo de vida, ou seja, nas bases de dados contendo as informações sobre os impactos ambientais das diversas etapas da produção de um determinado produto ou serviço. Ele conta que já existem redes de compartilhamento de informações que permitem aos pesquisadores utilizarem dados obtidos por outros profissionais. No Brasil, a primeira base de dados de ACV, o Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida do Brasil – SICV Brasil, do Ibict, foi lançada em março deste ano.

Ao longo do vídeo, Fernando Dias mencionou a parceria com o Ibict, a Semana Internacional de ACV e a Revista Latino-Americana de Avaliação do Ciclo de Vida – LALCA.

Confira o programa completo abaixo: