Conheça Brasília

Foto: Eraldo Peres/Associated Press/NYT

Brasília, a capital federal do Brasil, está localizada no Centro-Oeste do país, numa região geográfica conhecida como Planalto Central. É a terceira cidade mais populosa do país e a maior cidade do mundo construída no século XX. Considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO, devido ao seu conjunto arquitetônico e urbanísticopossui a maior área tombada do mundo, com 112,5 quilômetros quadrados.

Inaugurada oficialmente em abril de 1960 na gestão do presidente Juscelino Kubitschek, a cidade teve planejamento arquitetônico de Oscar Niemeyer, urbanístico de Lúcio Costa e paisagístico de Roberto Burle Marx. Neste momento, o centro cívico da cidade (Palácio do Governo, Catedral, Edifícios dos Ministérios) já estavam prontos e, a partir de então, iniciou-se a transferência dos principais órgãos do Governo Federal para a nova capital com a mudança das sedes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

  • MAPA DE BRASÍLIA 

  • COMO CHEGAR

A localização central de Brasília proporciona fácil acesso à capital, onde é possível chegar de avião (Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek), ônibus (Rodoviária Interestadual de Brasília) e carro (principais vias de acesso são as BRs 040, 060, 020 e 070).

No aeroporto há várias opções de transporte para diversas regiões da cidade, incluindo:

  • transporte público (confira as opções aqui);
  • serviço de táxi e de motoristas de transporte de passageiros por meio de aplicativos, regulamentado em todo o Distrito Federal;
  • ônibus executivo (LINHAS 113, 113.1 e 113.2), que realizam o percurso entre o Aeroporto e os Setores Hoteleiros Norte e Sul, além de paradas em algumas estações de metrô (confira preço e itinerários aqui);
  • locadoras de veículos.
  • ONDE FICAR

A maioria das opções de hotel está no Setor Hoteleiro Sul (SHS), que fica de 9 a 11 min de carro do local do evento, e Norte (SHN), que fica de 8 a 10 min. As duas áreas são centrais e perto de grande parte dos pontos turísticos. É possível ir a pé até Torre de TV, Esplanada dos Ministérios, Catedral e Praça dos Três Poderes. Os dois setores têm shoppings próximos. Há ainda o Setor de Hotéis de Turismo Norte (SHTN), à beira do Lago Paranoá.

Você pode consultar a lista de locais de hospedagem neste link.

Aqui estão outras opções de hospedagem alternativa.

  • ONDE COMER 

No local do evento há um restaurante que serve almoço (self-service/quilo), lanches e salgados. Há outras opções nas proximidades do espaço, com distâncias que variam de 10 a 20 minutos de caminhada. A cidade oferece ainda um amplo sistema de restaurantes espalhados pelas quadras comerciais e shoppings, com as mais variadas especialidades, gêneros e valores.

  • OUTROS LINKS E INFORMAÇÕES

Prontos-socorros e Unidades de Pronto Atendimento

Horários dos ônibus e itinerários

Telefones úteis

Pontos turísticos

Guia turístico online (pt, en, es)

Turismo cívico

Rotas turísticas

Programação cultural