Guia Qualidata : requisitos de qualidade de conjuntos de dados para o Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida

Publicado dia 12/05/2017

O estabelecimento de critérios de qualidade para os dados a serem armazenados no SICV Brasil são essenciais, e é nesse contexto que surge o Guia Qualidata.

Elaboração:

Rodrigues, Thiago Oliveira; Sugawara, Eduardo Toshio; Silva, Diogo Aparecido Lopes; Folegatti-Matsuura, Marília I. S.; Braga, Tiago E. Nunes; Ugaya, Cássia Maria Lie.

 

Resumo

O Guia de Qualidade de Conjuntos de Dados para o SICV Brasil (Guia QualiData) surgiu da necessidade de garantir a consistência dos conjuntos de dados em um banco de dados fornecidos por diversos atores e, portanto, estabelece os requisitos mínimos aceitáveis para um conjunto de dados pertencer ao SICV Brasil. O Guia tem como principal objetivo orientar a submissão de conjunto de dados para o Banco de Dados de Inventário de Ciclo de Vida (SICV Brasil). Nesse sentido, a publicação orienta o provedor dos dados a adequá- los de acordo com os requisitos mínimos exigidos de documentação. Cabe destacar que não faz parte do escopo do documento tratar da teoria de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), ou servir como um manual para elaboração de um conjunto de dados. Pelo contrário, espera-se que o usuário do Guia QualiData seja um profissional já familiarizado com a temática de ACV e que este documento preste, fundamentalmente, como um material orientador para a submissão do conjunto de dados para o SICV Brasil.

 
Referência Bibliográfica

Ibict. Guia Qualidata : requisitos de qualidade de conjuntos de dados para o Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia- Ibict, Brasília: 2017.  58 p. ISBN: 978-85-7013-119-5

Idioma
Português

Download: Guia Qualidata