Anais do Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida

Publicado dia 26/01/2014

Anais de todas as edições do Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida.

APRESENTAÇÃO

Os Anais do Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida – GCV2018  são uma publicação seriada, editada bianualmente com o objetivo de divulgação dos trabalhos completos apresentados no decorrer das edições do evento. O Congresso tem como objetivo reunir estudantes, pesquisadores e profissionais que atuem ou estejam interessados em discussões sobre avaliação e gestão do ciclo de vida no Brasil e no mundo considerando temas como, por exemplo, inventário e avaliação de impactos, gestão do ciclo de vida nas organizações, ecodesign, economia circular, dentre outros temas relevantes para o assunto.

O primeiro Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida (CBGCV) foi organizado no final de outubro em 2008 pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, em Curitiba/PR. O evento contou com 73 inscritos, vindos de diversas regiões do Brasil. Na ocasião, foram apresentados 44 trabalhos técnicos, além de palestras e mesas-redondas.

O II CBGCV ocorreu no mês de novembro no ano de 2010, na cidade de Florianópolis (SC). Com tema “Colaborando com decisões sustentáveis”, foram apresentados 55 trabalhos, além de mesas-redondas, palestras e minicursos.

O III CBGCV aconteceu em setembro de 2012, em Maringá/PR. Organizado pelo Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá, teve como tema “Novos Desafios para um Planeta Sustentável”.

O IV CBGCV foi realizado em São Bernardo do Campo, SP, entre 9 e 12 de novembro de 2014. Nesse congresso participaram 137 estudantes e profissionais da área, com a apresentação de 94 trabalhos completos.

O V CBGCV ocorreu na região Nordeste, na cidade de Fortaleza, em setembro de 2016.  Esta edição foi organizada pela Embrapa, em colaboração com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e com o IBICT. Foram recebidos 230 trabalhos para avaliação, tendo sido 170 selecionados para apresentação em formato de trabalho completo. O tema da quinta edição do congresso foi “Gestão do Ciclo de Vida nos Trópicos” e buscou ampliar o debate sobre aplicação ou adaptação de metodologias de inventário de ciclo de vida (ICV) à realidade nacional.

A partir desta edição, a sigla do evento passavou a ser GCV+ano corrente. O GCV2018 foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em parceria com a Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV), cooperação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e apoio da Fundação Espaço Eco (FEE) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A sexta edição ocorreu em junho de 2018, no espaço do Memorial Darcy Ribeiro (mais conhecido como Beijódromo da UnB), em Brasília. O tema dessa edição foi “Gestão da informação tecnológica para sustentabilidade”.

Referência Bibliográfica

Anais do GCV2018 : Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida. Brasília: IBICT, 2008- . Bianual. ISSN

Idioma
Português

EDIÇÕES

GCV2018, Brasília

Anais da sexta edição do Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida realizado nos dias 17, 18, 19 e 20 de junho de 2018, em Brasília.

Realização
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

V CBGCV, Fortaleza

Anais da quinta edição do Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida